Conselho da Juventude é instalado na Câmara de Vereadores.

Com as galerias do plenário lotadas, o Legislativo de Cachoeira do Sul promoveu, na noite desta quinta-feira (4), o ato de instalação e de posse dos membros do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). O presidente da Casa e autor do projeto que instituiu o CMJ, vereador Marcelo Figueiró, deu início ao encontro destacando o processo que foi realizado para que fosse possível a concretização do Conselho. “De todos os vários projetos que estamos desenvolvendo ao longo de 2014, o que tem mais exigido envolvimento e discussões, sem dúvida, é o Conselho a Juventude. Foram mais de seis meses de atividades e reuniões para que a noite de hoje se realizasse. Todos sabemos que esse Conselho é uma reivindicação antiga da comunidade e é uma pauta que há muito tempo levantávamos aqui nas sessões, mas que, por alguma razão, o Executivo optou por não criar. Neste ano, porém, apresentamos a proposta aqui no Legislativo e o Conselho da Juventude, enfim, se tornou realidade em Cachoeira do Sul, sendo vinculado, portanto, a essa Casa. É o único conselho do município que está ligado diretamente à Câmara e eu acredito que isso pode ser muito positivo, pois esse é um espaço próprio para o debate. Espero que em determinado momento o Executivo reconheça esse conselho até para fortalecer ele”, disse, finalizando: “Com certeza, esse é um grande momento para a cidade e fico muito feliz de encerrar o meu mandato com esse Conselho”.

A vice-prefeita Mariana Carlos, que falou em nome do Executivo, por sua vez, falou sobre o histórico e importância dos conselhos no Brasil. “Os conselhos surgiram num momento especial da história deste país. Foi na Constituição de 1988 que os conselhos tomaram força, exatamente no momento da abertura e da redemocratização brasileira, porque era um momento especial que os brasileiros podiam participar da gestão do Estado brasileiro e por isso que se criou esse que é chamado o controle social, que é exatamente um canal de diálogo da comunidade com a construção de políticas públicas. E esse, sem dúvida, é um momento bastante feliz para você, presidente Marcelo, que deu início a esse processo, mas também para essa Casa, para as entidades, para a comunidade e, fundamentalmente, para esses jovens protagonistas”.

Primeira Mesa Diretora

Três chapas se inscreveram para a eleição da Mesa Diretora do Conselho de Juventude. Com 14 votos, foi eleita a chapa 3, tendo como presidente o  representante do PMDB, Igor Noronha de Freitas, como vice-presidente a representante do PT, Laura Lima Vidal, e como secretário o representante dos setores jovens dos clubes de serviços locais, Adam Almeida de Oliveira.

A chapa 1, composta pelo representante do PV, Itamar Luz, do Solidariedade, Murilo Schumacher Barreto, e por uma das representante das escolas de ensino médio, Mirian Lara, recebeu três votos. A chapa 2, composta pelo representante da Ulbra, José Vargas Lisboa, do PP, Gabriela Costa, e da UFSM, Fabiele Rodrigues, recebeu dois votos.

Já como presidente, Igor destacou que pretende organizar as reuniões, que deverão ser mensais, de forma conjunta com os demais membros e falou como pretende liderar o CMJ. “Espero aqui trazer um pouco da experiência que tive ao longo da minha vida profissional e da minha vida política para qualificar o conselho e objetivamente colocar em prática todos os objetivos e as finalidades para quais o Conselho Municipal da Juventude foi criado. Sei que nossa missão e nossa responsabilidade é muito grande e espero que consigamos avançar muito nas questões da juventude em Cachoeira”.

Integrantes

Conforme a resolução que instituiu o Conselho Municipal da Juventude, esse serão composto por representes de 22 entidades de Cachoeira do Sul, através de um membro titular e um suplente, com idade igual ou inferior a 35 anos. Confira abaixo quem integra o primeiro grupo do CMJ.

Câmara Estudantil 2014

Jênifer Rafaela Gonçalves (Escola Rio Jacuí) – titular; Tales Henrique de Moura (Escola Antônio Vicente) – suplente.
Grêmios estudantis

Gabriela Salzano (Colégio Barão do Rio Branco), Mirian Lara (Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha) e Leonardo Liberalesso da Silva (Colégio Totem) – titulares.
Gabriel Carvalho Pereira (Instituto João Neves), Gabriela de Vargas Moraes (E.T.N.S. Conceição) e Larissa Lima Ortiz (Escola Ciro carvalho de Abreu) – suplentes.

Corpo discente das Universidades

Diego da Silva Machado (UERGS), José Vargas Lisboa (ULBRA), Maria Inês Kiefer (UAB) e Fabiele Rodrigues (UFSM) – titulares.
Valéria Pohlmann (uergs), Mateus Martins Kolber (ULBRA) e Alam Lima dos Santos (UFSM) – suplentes.

UCAB

Luciele  Moreira Luz – titular.
Sabrina Souza Teixeira – suplente.

Clubes de Serviços Locais

Adam Almeida – titular.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Diego Kiefer Moreira – titular.
Simone Trindade da Silva – suplente.

Associações Esportivas Subvencionadas

Ana Paula da Silva Machado – titular.
Vagner de Magalhões Silva – suplente.

Partidos Políticos

Itamar Luz (PV), Igor Noronha de Freitas (PMDB), Murilo Schumacher Barreto (Solidariedade), Priscila Almansa Zago (PSDB), Iuri Prass Bittencourte (PC do B), Gabriela Maria Rosa da Costa (PP), Laura Lima Vidal (PT) e Guilherme de Souza Centeno (PDT) – titulares.
Priscila Souza Machado (PMDB), Lucas Rosa (PP), Flávio Lima (PT), Robson Diego dos Santos (PDT) e Juliano Curvelo Alves (PSDB) – suplentes.

Câmara de Vereadores

Vinícius Severo – titular.
Giulia Bordignon – suplente.

Coordenadoria de Juventude

Luciana Canto – titular.
Solange Finger – suplente.