Augusto Cesar cobra a instalação de redutores de velocidade.

Com a decisão do prefeito Neiron Viegas de não renovar o contrato das seis lombadas eletrônicas instaladas na cidade por considerar o custo elevado, a empresa Kopp, de Vera Cruz, recolheu os equipamentos nesta semana. Os controladores já estavam desativados desde agosto de 2012. Deste modo, o vereador Augusto Cesar (PP) está sugerindo ao Executivo que instale lombadas físicas para substituí-las.

O parlamentar destaca a necessidade de dispositivos redutores de velocidade nos pontos críticos em que os motoristas cometem excessos, principalmente em vias asfaltadas, como é o caso das ruas Júlio de Castilhos e Aparício Borges.

Inicialmente, a ideia de Augusto Cesar seria aproveitar os mesmos tachões que eram utilizados como separadores de fluxo junto às lombadas eletrônicas que foram retiradas, colocando-os transversalmente à pista, para reduzir a velocidade média dos veículos. Mas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) emitiu resolução em 2009 que proíbe a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como sonorizadores ou dispositivos redutores de velocidade.

Comtran

Assim sendo, como a Prefeitura não tem previsão de quando lançará edital para licitar a contratação de uma nova empresa para reimplantar os controladores eletrônicos de velocidade, o vereador Augusto Cesar consultou o presidente do Conselho Municipal de Trânsito (Comtran) e engenheiro mecânico, Robinson Weber, para saber o posicionamento da entidade. Weber informou que a melhor saída é a instalação de lombadas físicas respeitando as normas técnicas pertinentes. “É bastante louvável a preocupação do vereador Augusto Cesar em coibir os excessos de velocidade. Nós não apenas apoiamos a colocação das lombadas físicas, como, inclusive, já alertamos o prefeito Neiron”, declarou o presidente do Conselho.