Câmara Estudantil: Presidente da Câmara vai às escolas entregar convite do projeto.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), está visitando nesta semana algumas instituições de ensino da cidade para fazer pessoalmente a entrega do convite para projeto “Câmara Estudantil”. A proposta consiste em uma simulação do trabalho parlamentar aos estudantes de Cachoeira do Sul. “Cada escola deverá indicar um aluno. Como são várias instituições em nosso município e 15 vagas para vereadores, os 15 primeiros a apresentar os nomes até a data de 18 de março serão considerados os titulares, os demais participarão do processo, mas atuarão como suplentes”, explicou.

Os vereadores juvenis serão empossados e passarão por treinamento para atuar como vereador. “Cada estudante receberá um vereador tutor para conhecer o trabalho parlamentar, aprender como se faz um projeto de lei, pedidos de providências, informações e indicações, tudo no mesmo padrão e formato que fazemos oficialmente. Além disso, eles participarão de duas sessões legislativas como vereadores”, anunciou Figueiró, acrescentando: “Posteriormente, iremos estudar a viabilidade de levar esses jovens para acompanhar uma sessão da Assembleia Legislativa em Porto Alegre”.

Nesta quinta-feira (27), Figueiró esteve no Colégio Totem, onde entregou o convite à diretora Silandra Badech Rosa, que aprovou o projeto e elogiou a iniciativa. “É um exercício de cidadania, que propõe a vivência do aluno e que vem ao encontro do que queremos para nossos estudantes, que é o conhecimento do todo”, disse.

Além do Colégio Totem, o presidente da Câmara já esteve, até o momento, no Colégio Roque, no Instituto João Neves da Fontoura, na Escola Rio Jacuí e na Escola Antônio Vicente. Os convites já estão sendo enviados a todas as instituições de ensino do município.