Representante de casas geriátricas se pronuncia na Tribuna Popular.

A Tribuna Popular da sessão plenária desta segunda-feira (28) foi ocupada pelo dirigente da casa geriátrica Solar do Sossego, João Lopes, que representou as casas de repouso de Cachoeira do Sul. Inicialmente, em seu discurso, o dirigente falou sobre o fato ocorrido na última semana, que resultou na morte de um internado deficiente mental. “Certamente houve falhas, mas o importante é que o fato sirva de alerta para que outras casas realizem um estudo maior sobre os devidos cuidados com seus pacientes”, afirmou.

Lopes também falou sobre o Projeto de Lei que está em tramitação na Câmara de Vereadores, que visa à contratação de servidores temporários para fiscalizar as casas geriátricas do município.  “Esse levantamento solicitado pela Prefeitura pra identificar de onde são os pacientes das casas de repouso e porque estão abrigados no local é totalmente desnecessário, pois desde 2011 é sabido de onde eles vêm. Já recebemos fiscalização do DVA, da Promotoria, e da Secretaria dos Direitos Humanos”, explicou.

O dirigente sugeriu que os parlamentares, juntamente com a Secretaria de Saúde, realize uma visita às casas de repouso e, em seguida, promova uma reunião com os representantes para apurar se realmente existe a necessidade de levar adiante o projeto. “Não estamos contra a fiscalização, de forma alguma. O que não concordamos é com o dinheiro que será gasto para isso. Queremos que essa verba seja utilizada para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos pacientes”, reivindicou.