Câmara apoia ações que visam à restauração do Paço Municipal

Na manhã desta segunda-feira, os vereadores Homero Tatsch (PSDB) e Bombeiro Frankini (PT), juntamente com o presidente do Legislativo cachoeirense, Marcelo Figueiró (PMDB), reuniram-se com o prefeito Neiron Viegas, e demais representantes da Prefeitura, Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural de Cachoeira do Sul) e Movimento pela Restauração do Paço Municipal.

No encontro, foi discutido o Projeto de Lei que disponibiliza recursos para a pavimentação de determinadas vias do município. Conforme a coordenadora geral do movimento, Elisabete Tompsen, deve ser especificado no PL que as verbas destinadas são, também, para a infraestrutura do município. “Dessa forma, o recurso poderá ser aplicado na restauração do Paço Municipal”, completou. O movimento que defende a recuperação de patrimônios históricos de Cachoeira do Sul também atuou no projeto de reforma da Ponte de Pedra.

Durante a reunião, Marcelo Figueiró sugeriu que as ideias sejam apresentadas aos demais vereadores na Sessão Plenária desta segunda-feira (17). “É importante que haja diálogo entre o Executivo e os parlamentares, para que não reste nenhum tipo de dúvida. Mas o projeto é simples, acredito que ele possa ser votado tranquilamente. A Câmara será parceira nas ações em prol da recuperação do Paço Municipal”, destacou.

Restauração do Palácio João Neves da Fontoura

O presidente do Legislativo também afirmou que o processo de restauração do Palácio João Neves da Fontoura ainda não foi iniciado devido às questões legais que envolvem patrimônios históricos. “Neste ano, queremos direcionar nosso foco para a manutenção do prédio. Se o Compahc nos auxiliar nas questões jurídicas, conseguiremos agilizar o andamento das reformas”, afirmou Figueiró.