Frankini propõe incentivo à instalação de paraciclos na cidade.

Tendo em vista o número cada vez maior de automóveis em Cachoeira do Sul e os constantes problemas ocasionados em razão de congestionamento de veículos no centro da cidade, o vereador Frankini (PT) encaminhou, na última sessão ordinária, uma indicação ao Executivo. No documento, o parlamentar sugere a apresentação de um projeto de lei que regularmente no município a implantação de paraciclos, estruturas também conhecidas como bicicletários.“A inserção da bicicleta no dia-a-dia depende, e muito, das ações políticas”, destacou Frankini, acrescentando: “O incentivo à utilização desse meio de transporte deve ser uma das prioridades do poder público, devido às suas características de maior sustentabilidade social, ambiental e urbanística, aliada à manutenção da saúde de seus usuários”.

De acordo com a proposta do vereador, os paraciclos poderão ser instalados nos logradouros públicos pelos proprietários ou comerciantes e estabelecidos nos imóveis, que ali poderão colocar a sua identificação ou logomarca. Para quem quiser instalar um paraciclo, será necessário apenas atender algumas condições, como instalar a estrutura no passeio ou recuo viário em frente ao imóvel de sua responsabilidade, permitir faixa acessível com no mínimo dois metros de largura, estar localizado junto ao meio-fio ou na faixa de acesso e serviço e não interferir no acesso e uso dos demais elementos de mobiliário e redes de infraestrutura urbana existente. O projeto sugestão ainda define que a paraciclo deve ter altura máxima de 90 centímetros e manter, com as bicicletas estacionadas, uma faixa de 40 centímetros livres desde o meio-fio. “A ideia é promover uma forma para que o comércio possa disponibilizar em seu estabelecimento um espaço para estacionamento adequado e seguro de bicicletas, atendendo à demanda crescente de ciclistas, sem prejudicar o trânsito de pedestres nas calçadas”, finalizou Frankini.