Grupos femininos ocupam a Tribuna Popular na semana do Dia Internacional da Mulher.

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (10), a Tribuna Popular foi utilizada por integrantes de entidades femininas de Cachoeira do Sul, em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último sábado (8). As convidadas foram Ítela Bartmann, que representou a diretoria do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), e Mariele Schiefelbein, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Cachoeira do Sul.

Conforme a representante do IMAMA, mais da metade da população do município não tem consciência sobre a necessidade de realizar o exame de mamografia. “O trabalho desenvolvido na nossa entidade visa conscientizar, prevenir e descobrir o câncer ainda num estágio precoce, para que não seja preciso realizar cirurgia ou um tratamento mais longo”, argumentou. Ainda de acordo com Ítela, a unidade estadual do IMAMA pretende retomar as atividades em Cachoeira do Sul, encerradas em julho do ano passado por falta de recursos financeiros. “Para que isso aconteça, é preciso que haja mobilização não só financeira, mas também motivação por parte da comunidade em geral, para ter de volta aquilo que perdeu. Queremos dar continuidade em projetos como Caminhada das Vitoriosas, Outubro Rosa e IMAMA na Escola”, defendeu.

Também ocupou o espaço cedido na Tribuna Popular a Liga Feminina de Combate ao Câncer, através da presidente Mariele Schiefelbein. A entidade, que completará 38 anos em setembro, possui sede em frente ao Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) e atende aos pacientes todas as quartas-feiras pela manhã. “Somos 60 mulheres dedicadas com um único objetivo: ajudar pessoas carentes portadoras de câncer. Visamos minorar o sofrimento dos doentes e, dessa forma, fortalecer ainda mais os motivos que levam nossa entidade a realizar esse tipo de trabalho voluntário”, destacou.

A Liga atende cerca de 100 pacientes e auxilia na aquisição de remédios, fraldas, alimentos, atendimento psicológico e jurídico. Segundo Mariele, a entidade se mantém financeiramente através de promoções de eventos em parceria com sócios contribuintes. “Além dos nossos apoiadores, contamos também com a colaboração da comunidade cachoeirense, que é sempre muito solidária conosco. Não dependemos, de nenhuma forma, do dinheiro público”, contou”. A presidente aproveitou, ainda, a oportunidade para homenagear as voluntárias da Liga. “Todas as mulheres que desenvolvem ações pensando no próximo são, sem dúvidas, admiráveis. Acreditamos que pensar nos outros é um grande ato de amor”, completou.