Vereador Frankini adere à campanha pelo fim da violência contra as mulheres.

O vereador Frankini (PT) e a vice-prefeita Mariana Carlos realizaram, nesta sexta-feira (21), um gesto simbólico de adesão à Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Em encontro na Câmara de Vereadores, a representante do Executivo explicou ao parlamentar a realização das atividades que integram a campanha em Cachoeira do Sul, que será realizada até o dia 10 de dezembro, e entregou o material de divulgação e promoção das ações.

“Toda e qualquer manifestação contrária à violência contra a mulher é de enorme importância. Ainda que já tenhamos avançado bastante nesse sentido, as mulheres ainda sofrem muito com a violência e essa assume diversas formas, como homicídio, agressão física, sexual, assédio psicológico, coerção, entre outras. Essa campanha vem ao encontro daquilo que é mais necessário hoje, que é mobilizar a sociedade para lutar contra tudo que oprime as mulheres. Por isso, acredito e torço para que essa ação seja marcante nessa luta”, destacou o vereador.
A campanha

Em 1991, mulheres de diferentes países iniciaram a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

O período escolhido para a Campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro - declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finaliza no dia 10 de dezembro - dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

Neste ano, em Cachoeira do Sul, serão desenvolvidas atividades de formação e mobilização de multiplicadores para o enfrentamento da violência contra a mulher, ciclos de debate com os profissionais da rede do Município e com usuários e usuárias dos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS que participam dos grupos de idosos, adolescentes e mulheres.