Câmara se mobiliza pela manutenção do IPE-Saúde.

Diante da grande preocupação gerada pela possibilidade da Prefeitura não renovar o convênio com o plano de saúde do IPE, a Câmara de Vereadores está organizando a formação de um grupo pluripartidário para acompanhar, juntamente com o prefeito Neiron Viegas, a reunião da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) que tratará sobre o tema. O encontro será realizado nesta quinta-feira (4) em Porto Alegre e reunirá prefeitos de outras cidades que enfrentam o mesmo problema.

A renovação está comprometida em razão do aumento da alíquota do convênio de 13,2% a 22%. A metade do valor é de responsabilidade do servidor e a outra parte é do Executivo, que aponta a dificuldade de arcar com a diferença. “A Câmara está trabalhando de forma a evitar a perda desse importante plano para os servidores. Muitos passaram a vida inteira pagando sua contribuição e agora, quando mais precisam, se veem diante da ameaça de perderem esse benefício. Nós estamos atentos e faremos o possível para que os servidores não fiquem desamparados”, destacou o presidente Marcelo Figueiró.

Documentos

Nas últimas sessões ordinárias, diversos vereadores apresentaram documentos propondo alternativas para a manutenção do convênio. O vereador Marcelinho da Empresa (PP) encaminhou uma indicação ao Governo do Estado, ao IPE, à Famurs e ao Executivo Municipal sugerindo a manutenção do atual índice do IPE-Saúde com os municípios. “O plano já tem seu valor automaticamente aumentado quando há o reajuste do funcionalismo”, argumentou.

Já o vereador Luis Paixão (PP), através de um requerimento, propôs a realização de audiência pública ou de reunião do projeto Câmara de Convergência para discutir o tema. “A ideia é promover um encontro com todas as partes envolvidas e buscar, de forma conjunta, uma solução efetiva”, explicou, lembrando que há cerca de um ano e meio já havia alertado na tribuna que o IPE vinha notificando a Prefeitura sobre a mudança.

O vereador Valdocir Marques (PSB) apresentou um pedido de providência para que o Executivo encontrasse uma solução para o impasse, reunindo os secretários das Pastas de Saúde, Administração e Fazenda. “O Governo municipal faz seguidamente doações de milhares de reais por meio de subvenções sociais. Ou seja, é possível honrar com o plano de saúde”, defendeu.

O vereador Marcelo Figueiró (PMDB), por sua vez, enviou um pedido de informações à Prefeitura questionando as ações que estão sendo tomadas para que o contrato seja renovado.