Comissão Especial discute problemas da Feira Livre com representantes do Executivo.

Após reunir-se com os trabalhadores da Feira Livre Municipal, a Comissão Especial da Câmara de Vereadores, formada para analisar as dificuldades encontradas pelos produtores do espaço, realizou uma nova reunião na manhã desta quinta-feira (28), com representantes do Executivo. Conforme o presidente da Comissão, vereador Cleber Cardoso (PDT), a principal reclamação por parte dos feirantes é a forma como os servidores da Prefeitura abordam os assuntos referentes às mudanças no regulamento da Feira Livre. “Nós, integrantes da Comissão, também somos usuários dos produtos comercializados na Feira. E, foi a partir das reclamações feitas pela maioria dos produtores no que diz respeito à forma como estão sendo tratados, que decidimos criar essa comissão”, explicou Cleber.

No encontro, foram tratados assuntos referentes ao curso de boas práticas, que deve ser realizado obrigatoriamente pelos produtores. O relator da Comissão, vereador Luis Paixão (PP), destacou que os parlamentares apoiam a realização do curso, mas defendem a existência de uma boa relação entre o Executivo e os feirantes. “O curso é uma ótima ideia, pois aborda assuntos importantes, como o modo de produção dos alimentos. Quero deixar claro que não é quanto a isso que estamos debatendo e, sim, a respeito da forma como os assuntos estão sendo encaminhados. Os produtores são pessoas humildes, por isso, sugiro que os servidores responsáveis por essa intermediação utilizem uma linguagem mais próxima desse público”, argumentou.

O curso
O curso de boas práticas, obrigatório aos produtores do município, é realizado uma vez por semana, em dias e horários definidos entre feirantes e servidores da Prefeitura. São oito encontro semanais, totalizando 40 horas de ensino. As aulas são ministradas por cerca de 10 profissionais de diferentes áreas de atuação. Ao final do curso, os produtores receberão certificado de participação, válido em todo o país. “Sem a conclusão do curso, os trabalhadores não recebem alvará de funcionamento e sanitário para comercializar os seus produtos”, afirmou a diretora de Agricultura e Interior, Luciane Pedroso.

Relação
O secretário de Governo, Eliseu Machado, defendeu a importância de haver um bom relacionamento entre as partes envolvidas. “Devemos verificar se as queixas dos produtores procedem realmente e se são a maioria das opiniões. Não podemos ser injustos com ninguém e a mediação, de forma positiva, é muito importante”, destacou.
De acordo com o secretário de Agricultura e Interior, Jânio Macedo, o trabalho dos feirantes é produzido com qualidade, mas precisa se adequar às normas. “Anteriormente, não havia esse tipo de construção e intermediação. Sabemos que, para que todos alcancem bons resultados, precisamos ter uma certa afinidade”, completou.

Presenças
Também estiveram presentes na reunião o secretário da Comissão, vereador Luiz Zimmer (PSB), e os membros Daniel Tarasconi (PMDB) e Bicca Pedroso (PT).