“Fala Comunidade” da Zona Norte reúne mais de 200 pessoas

A Câmara de Vereadores promoveu, na noite desta quinta-feira (10), a primeira edição do “Fala Comunidade/2014”, na Zona Norte da cidade. Mais de 200 pessoas lotaram o espaço da Escola CIEP para expor os problemas de suas regiões e reivindicar melhorias nas comunidades. “Como representantes de todos cachoeirenses, nós, vereadores, queremos fortalecer nossa relação com a comunidade, bem como o nosso papel de fiscalizadores, legisladores e de assessoramento. Todos os pedidos feitos aqui serão documentados e enviados aos órgãos competentes”, anunciou o presidente Marcelo Figueiró.
A diretora da Escola, Olésia Dutra, deu início ao encontro parabenizando o Legislativo pelo projeto. “Essa ação fortifica o processo democrático que estamos construindo”, destacou.
A presidente da Associação dos Moradores do Bairro Promorar, Fabiane Pohlmann, ressaltou a importância da luta das pessoas. “Devemos buscar mudanças para nossos bairros, participar da vida da comunidade, e não simplesmente esperar pelo prefeito, vereadores ou outras lideranças”, disse. O presidente da associação do Bairro Prevasol, Celso Ivan Hubner, destacou a atuação dos vereadores. "Vocês têm que ser nossos parceiros, apoiando nossas reivindicações. Sei que nem sempre são atendidos pelo Executivo, mas devemos seguir com insistência".
Diversos moradores e representantes de bairros utilizaram o espaço e cobraram melhorias. O morador do Bairro Quinta da Boa Vista, Honório Teixeira da Rosa, explicou o problema que passa há anos com uma sanga invadindo sua casa. “Tenho um filho doente que precisa de condições sanitárias”, desabafou. O aluno Willian Leonardo da Silva, que representou os estudantes do CIEP, reclamou da demora no asfaltamento da rua em frente à escola. “É barro, é poeira, é problema o ano inteiro”.
O presidente Marcelo Figueiró e os presidentes das associações irão, nos próximos dias, entregar a lista de reivindicações ao prefeito Neiron Viegas.

Confira as demandas apresentadas pelas comunidades:
Bairro Otaviano
Limpeza de canteiros centrais da Rua Alarico Ribeiro
Abrigo na parada de ônibus na Rua Alarico Ribeiro
Limpeza de passeio público na Alarico Ribeiro, onde as pessoas estão usando a rua para caminhar
Limpeza e roçada no terreno em frente ao antigo CADEC
Bairro Promorar
Conclusão e avaliação da pavimentação iniciada no bairro
Bairro Funcap
Regularização de casas quitadas e com IPTU em dia que ainda não receberam escritura da Prefeitura
Conserto de rua com esgoto a céu aberto
Bairro Quinta da Boa Vista
Patrolamento das ruas Francisco Soares da Costa e José Ferreira Neves
Conserto de calçamento da Rua Lourenço Bandeira
Limpeza do terminal de ônibus e do posto de saúde
Projeto de área de lazer
Término da construção do posto de saúde
Apoio dos vereadores aos órgãos competentes quanto ao asfaltamento ou calçamento da Rua Lourenço Bandeira, em frente ao CIEP, e construção do muro da referida escola.

Bairro Marina
Canalização em todo o bairro, priorizando o trecho entre a Avenida dos Imigrantes e a Avenida Brasil
Pavimentação das ruas Nestor Terra e Sensúrio Cordeiro
Reestruturação da Praça Adolfo Moritz Friederich, com aquisição de novos brinquedos e cercamento
Limpeza e conserto de bocas de lobo em frente ao Módulo da Brigada Militar, e em frente à Paróquia Nossa Senhora Penha
Limpeza e canalização de uma sanga no final da Rua Nestor Terra
Placas com identificação de ruas no Bairro Marina
Explicação sobre a situação do Módulo da Brigada Militar no bairro e reativação do mesmo
Instalação de um terminal eletrônico do Banrisul no Super Mercado Tischler, e reativação do atendimento terminal da Caixa Econômica Federal
Recapeamento do asfalto na Rua Emiliano Antônio Costa e instalação de quebra-molas
 Bairro Habitar Brasil
Melhorias na praça do bairro e corte de grama nas proximidades do Horbach –
Patrolamento das ruas
Construção de pracinha de lazer
Outros
Canalização da sanga no final da Rua José Ferreira Neves, ao lado do nº 1556, e a Rua João Batista Betat.
Patrolamento, encascalhamento e limpeza de valetas nas ruas José Ferreira Neves, João Batista Betat e Ouvidio Trigo Loureiro.
Ligação entre as ruas Antônio Pereira da Silva e Avenida dos Imigrantes.
Fiscalização dos animais soltos nas imediações dos bairros Quinta da Boa Vista e Marina.

Presenças
O evento contou com a participação de representantes da UCAB, de professores das escola CIEP e Marieta Ribeiro de Almeida, dos presidentes de associações de bairro Celso Ivan Hubner (Prevasol), Davi Trindade (Marina), Fabiane Pohlmann (Promorar), Aldemar Bock (Otaviano), Rufino Dutra (Ponche Verde), Alcemar de Paula (Cristo Rei  e vice-presidente da UCAB), Nilton Valdecir dos Santos (Noêmia) e Aline Freitas (Quinta da Boa Vista), do vice-presidente do Bairro Habitar Brasil, Adenir Rodrigues, do presidente da Associação dos Renais Crônicos de Cachoeira do Sul, Uiliam Tavares, da secretária municipal de Educação, Maristela Almansa, dos vereadores Marcelo Figueiró, Julinho do Mercado, Frankini, Vinicius Cornelli, Edson Richa, Luis Paixão, Augusto Cesar, Marcelinho da Empresa, Homero Tatsch, Daniel Tarasconi, Daniela Santos e Luiz Zimmer.