O representante Sindical da 8ª Região Penitenciária, Nelson José de Azevedo Júnior, esteve na Tribuna Popular da última sessão plenária (1º) para falar sobre a Lei Complementar 237/2014, que dispõe sobre a aposentadoria especial para as servidoras da Superintendência dos Servidores Penitenciários (Susepe). A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa.
Em seu pronunciamento, Júnior destacou que a Constituição Federal garante às mulheres o direito de se aposentarem com cinco anos a menos do que os homens. “Mas somos a única carreira de segurança pública do Estado que não possui essa regulamentação. A Brigada Militar e a Polícia Civil já possuem aposentadoria especial para as mulheres”, lembrou.
Representatividade
De acordo o representante da Susepe, além dos servidores que trabalham no presídio municipal, existem outros 200 servidores da superintendência que moram ou são naturais de Cachoeira do Sul. “É uma das cidades do Rio Grande do Sul que tem maior representatividade em termos de atuação”, afirmou, acrescentando: “A sede da Susepe em Cachoeira, que fica localizada na entrada do Aeroclube, conta com mais de 70 associados”.
Câmara
O representante Sindical da 8ª Região Penitenciária também aproveitou a oportunidade para destacar a importância da participação dos cachoeirenses em atividades relacionadas ao desenvolvimento do município. “Acredito que muitas pessoas só vêm até a Câmara quando precisam da aprovação de determinado projeto. Me comprometo, junto aos servidores da Susepe, à participar mais vezes das sessões ordinárias. Queremos ampliar a nossa participação junto à comunidade de Cachoeira, e voltar aqui não apenas por interesses pessoais, mas sim, da coletividade”, concluiu.