Delegado João Goulart fala sobre abigeato e abate irregular de animais na Tribuna Popular.

Na sessão plenária desta segunda-feira (28), o delegado de Polícia Regional, João Silveira Goulart, ocupou a Tribuna Popular para expor aos parlamentares as ações de combate ao abigeato e ao abate irregular de animais. “A nossa maior preocupação é que as ações ocorram cotidianamente. O trabalho da polícia não é só repreender, mas, também, prevenir”, destacou.

Segundo Goulart, a polícia não vinha trabalhando com essa atividade devido à inexistência de materiais e profissionais qualificados. As ações passaram a ser efetuadas a partir do governo passado, quando foi disposta uma viatura para realização do trabalho na zona rural de Cachoeira do Sul. “A partir da cedência do veículo, foi feito um convênio com a Polícia Civil para o desenvolvimento das ações integradas com o município e demais órgãos estaduais que estejam vinculados ao comércio, ao furto e à inspeção”, explicou.

Abate irregular de animais

De acordo com o delegado, muitos estabelecimentos da cidade comercializam carnes sem nenhum tipo de abate, evitando o pagamento pela inspeção sanitária. “Muitos locais utilizam a mesma nota fiscal para várias compras e vendas de carne. Além disso, existem aqueles comerciantes que recebem animais abatidos para o pagamento de mercadorias adquiridas. Devemos ter um enorme cuidado, para que não estejamos consumindo carnes impróprias e prejudiciais”, alertou.

Ação integrada

Conforme Goulart, as ações de combate ao abigeato e ao abate irregular de animais em Cachoeira do Sul estão sendo desenvolvidas através de uma ação conjunta entre a Polícia Civil, a Brigada Militar e a Prefeitura.