Compahc autoriza manutenção emergencial do Palácio João Neves da Fontoura.

O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Cachoeira do Sul (Compahc) autorizou, nesta semana, a Câmara de Vereadores a realizar manutenções emergenciais no Palácio João Neves da Fontoura. O estudo de intervenção técnica aprovado pelos conselheiros foi elaborado pelo arquiteto Osni Schroeder e entregue ao presidente vereador Marcelo Figueiró (PMDB) em outubro deste ano, que de imediato remeteu ao Conselho. “Essa resposta é um momento muito especial e, também, uma vitória para nós. A partir de agora poderemos dar início ao processo de manutenção desse patrimônio, que é riquíssimo para a história e para a cultura da nossa cidade”, comemorou Figueiró.
 
Estudo
 
Para a elaboração de sugestões de intervenção técnica, Osni visitou todas as peças do prédio, buscando identificar as patologias em cada local, desde a parte interna até a fachada e o teto. Dentre as principais propostas, estão mudanças na parte elétrica, nas redes de escoamento da água da chuva e de esgoto, adaptações em pontos específicos, medidas para a acessibilidade e correções no passeio público.
 
Próximos passos
 
Com a autorização do Compahc, o Legislativo fará os termos de referência para licitar a empresa que efetuará as obras de manutenção. “A manutenção do Palácio é, sem dúvida, uma de nossas prioridades. Por isso, temos o maior interesse de providenciar tudo para que as ações sejam efetivadas o mais rápido possível. Entretanto, ainda não é possível determinarmos quando as melhorias serão iniciadas, tendo em vista que o processo deve segui um trâmite administrativo, mas temos expectativa de iniciar ainda este ano”, finalizou Figueiró.