Segundo “Fala Interior” amplia discussão sobre problemas da zona rural do município.

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira (7), a segunda edição do projeto “Fala Interior”. O encontro, que reuniu cerca de 40 pessoas, discutiu os problemas e necessidades das localidades de Três Vendas, Pertile, Faxinal da Guardinha e Taboão. “O ‘Fala Interior’, juntamente com o ‘Fala Comunidade’, é uma oportunidade que a Câmara está dando para as pessoas debaterem os problemas de suas regiões. Mesmo com o forte frio e a chuva desta quinta, as pessoas se mobilizaram para participar da reunião, o que demonstra que enfrentam muitas dificuldades no dia-a-dia”, destacou o presidente Marcelo Figueiró (PMDB).

O presidente da Associação de Moradores de Três Vendas, Armindo Macedo, deu início aos pronunciamentos reclamando da falta de assistência na localidade. “Já fizemos vários pedidos, mas não somos atendidos. Temos problemas com sinal de celular, queremos uma praça adequada para os moradores, precisamos de segurança e saúde. No Comagro, Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, nós lutamos muito pelo interior, mas está muito difícil”.
A presidente da Associação de Moradores do Taboão, Rosicler Dutra Adorne, também falou sobre as carências gerais do interior. “Não temos nada. Está praticamente um deserto”. O morador do Pertile, Ademar Alves, completou: “Estamos fora do mundo, sem sinal de internet ou de celular, e vivendo às escuras, com uma iluminação pública muito deficiente”.

A representante do Taboão relatou, ainda, a séria dificuldade no atendimento à saúde. “Na nossa localidade, temos atendimento médico apenas uma vez por semana, com a disponibilização de apenas quatro ou cinco fichas. Mas somos mais de 400 pessoas”, desabafou.

O representante do Comagro e presidente da Associação de Moradores da Porteira Sete, Paulo Machado, chamou os vereadores e a comunidade para participar das reuniões do Conselho. “Precisamos estar unidos para construir e cobrar melhorias”, disse. O morador de Três Vendas, Juarez Lemes, reforçou a importância dos debates. “Essa reunião é muito importante. Se a comunidade se unir aos vereadores, certamente os problemas serão mais facilmente resolvidos”, defendeu.

Posteriormente aos pronunciamentos das comunidades, os vereadores manifestaram-se, apoiando as reivindicações da população e falando sobre as dificuldades que têm enfrentando na atuação parlamentar. “Como podemos perceber novamente hoje, as pessoas querem coisas simples. Muitas, aliás, são as mesmas que nós indicamos à Prefeitura”, falou Luis Paixão (PP). “A gente pede e não é atendido”, acrescentou Julinho do Mercado (PP).
O vereador Marcelinho da Empresa (PP) anunciou que pretende tomar medidas extremas para se a Prefeitura irá providenciar melhorias para essas regiões. “Fiz um pedido de informação sobre a compra de material de iluminação para o interior e o Executivo não me responde. Daqui a pouco terei de recorrer ao MP”.

O vereador Marcelo Figueiró apontou uma possível solução para essas questões. “O que falta é planejamento. Os problemas são sempre os mesmos. Se não houver isso, vai passar 40 anos e as dificuldades que a população enfrenta continuarão iguais. Precisa haver cronograma, metas e organização”.

O vereador Edson Richa (PP) mostrou-se surpreso com as declarações da comunidade. “Confesso que nesta edição do Fala Interior achei que não ira ouvir tantas reclamações, pois é a região do prefeito e do secretário municipal do Interior. Mas, pelo jeito, falta tudo, exatamente como nos outros locais”.
O vereador Bicca Pedroso (PT), líder do Governo na Câmara, admitiu que a cidade enfrenta problemas, mas ressaltou que as fortes chuvas têm prejudicado o trabalho do Executivo. “Tivemos quatro pontes caindo nos últimos dias”, lembrou.

Ao término da reunião, o presidente Marcelo Figueiró ressaltou que as solicitações serão encaminhadas aos órgãos cabíveis, através de documentação oficial da Câmara de Vereadores. “Faremos o possível para ver a situação mudar por aqui”, finalizou.