Conselho da Cidade elege metas prioritárias para a cidade.

Representantes de 26 entidades definiram, na noite desta quarta-feira (19), 12 metas prioritárias do Conselho da Cidade para o desenvolvimento de Cachoeira do Sul. As propostas foram escolhidas dentre as 32 previamente selecionadas por uma comissão, que analisou as mais de 200 que compõem o planejamento estratégico da CACISC “A Cachoeira que queremos”.
 
Conforme regimento do Conselho, cada representante de entidade poderia votar em até dez propostas e as dez mais votadas pelo plenário do colegiado seriam consideradas as prioritárias pelo grupo. Porém, como quatro metas tiveram a mesma quantidade de votos para preenchimento da penúltima e última colocação, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), optou por incluir as duas excedentes. “Não poderíamos excluir qualquer uma dessas propostas, pois todas foram escolhas das entidades que compõem esse Conselho. Além disso, tenho certeza que o grupo vai ter o mesmo empenho em trabalhar por 10 ou 12 metas, não prejudicando o andamento das próximas ações. Pelo contrário, serão duas metas a mais que serão buscadas para o desenvolvimento de Cachoeira do Sul”, defendeu o parlamentar.
 
Dentre as propostas votadas, a que recebeu mais votos foi a implementação da Hidrovia do Jacuí e desenvolvimento da área portuária, contando com o apoio de 21 das entidades votantes. Na sequência, ficaram empatadas a revisão do Plano Diretor, a consolidação do polo educacional e o anel viário, com 16 votos. “Mais uma vez foi destacada a importância da Hidrovia do Jacuí para o escoamento da produção. Concidentemente, hoje está ocorrendo na Ulbra um debate acerca da viabilidade da hidrovia, o que mostra a importância do tema para Cachoeira do Sul”, destacou o representante da UERGS, Igor Noronha.
 
No conjunto das metas eleitas, estão proposições que envolvem diferentes áreas, fato que chamou a atenção do vereador Frankini (PT).  “As 12 pautas indicam que é necessário e prioritário investir em infraestrutura, planejamento, educação, saúde, agricultura, telefonia e na organização da administração pública de nossa cidade. Ou seja, essas escolhas mostram que, para Cachoeira do Sul se desenvolver de forma efetiva, precisamos avançar em diferentes áreas e setores”, disse.
 
O secretário municipal de Indústria e Comércio, Vinícius Cornelli, que atuou como convidado no Conselho, destacou a importância da participação da Prefeitura nas ações. “No momento em que a Câmara de Vereadores traz a sociedade para discutir as ações de médio e longo prazo para o desenvolvimento de nosso município, o Executivo deve se integrar a esse processo, acompanhando e buscando fazer com que essas medidas sejam implementadas. Com certeza, tudo isso é para pensar e fazer uma Cachoeira melhor para todos nós, uma Cachoeira que queremos”, afirmou Cornelli.
 
Próximos passos
 
Ao final do encontro, o presidente Marcel Figueiró indicou as próximas ações a serem tomadas. “Os poderes Legislativo e Executivo e as forças vivas da comunidade entraram em acordo através dessa votação. Definidas as metas, nós vamos agora trabalhar em conjunto para a concretização dessas. Nesse sentido, na Câmara de Vereadores nós vamos buscar fazer frentes parlamentares sobre os temas apontados. Essas frentes poderão funcionar todo o ano que vem e nos próximos, acompanhando todos os processos, reunindo os interessados e as autoridades responsáveis e, principalmente, realizando ações para que as propostas possam avançar”.
 
Conheça as metas escolhidas
 
1) Implementação da Hidrovia do Jacuí e desenvolvimento da área portuária (21 votos)
2)  Revisão do Plano Diretor (16 votos)
3)  Consolidação do polo educacional, estruturando e integrando ações entre as diversas instituições de ensino de nível fundamental, básico, médio, técnico  e superior (16 votos)
4) Concretização do Projeto Anel Viário da BR 153 (16 votos)
5) Utilização da Ferrovia com atenção especial ao Projeto Ferrovia Norte-Sul (15 votos)
6) Duplicação da BR 290 (14 votos)
7) Apoiar os projetos de regionalização do HCB (14 votos)
8) Potencializar culturas inovadoras como piscicultura, noz pecan, olivas, fruticultura, apicultura, hortigranjeiros, bacia leiteira, bovinos, ovinos, suínos e aves. (11 votos)
9) Criar alternativas para transformação de nossos resíduos em fonte de riqueza e energia (10 votos)
10) Construção do novo Centro Administrativo Municipal (10 votos)
11) Estimular a criação de agroindústrias (10 votos)
12) Melhoria do sinal de telefonia fixa, móvel e facilitação do acesso a internet (10 votos)
 
Entidades que votaram
 
AAPC (Associação de Aposentados e Pensionistas)
AFAD (Associação dos Familiares e Amigos do Down)
AME (Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Cachoeira do Sul)
Amicus (Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura)
Cacisc (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul)
CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas)
Cpers Sindicato (Centro dos Professores do estado do Rio Grande do Sul)
Distrito 4780 Rotary Internacional
Fenarroz (Feira Nacional do Arroz)
HCB (Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul)
Irga (Instituto Riograndense do Arroz)
Mococa (Mococa Movimento Comunitario Cachoeirense)
OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Cachoeira do Sul)
Rotary Club Princesa do Jacuí
Rotary Zona Alta
Rotary Integração
Sesc  (Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul)
Sincasul (Sindicato dos Funcionários Municipais de Cachoeira do Sul)
Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeira do Sul)
Siprom (Sindicato dos Professores Municipais de Cachoeira do Sul)
Uab (Universidade Aberta do Brasil – Cachoeira do Sul)
Ucab (União Cachoeirense de Bairros)
Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul)
Rotary Arrozais
Ulbra (Universidade Luterana do Brasil)
Uninter (Centro Universitário Internacional)