Richa cobra adesão do município ao programa de combate ao tabagismo.

O vereador Edson Richa (PP) cobrou, na sessão desta segunda-feira (10), que o Executivo institua na cidade o programa de controle de tabagismo que está sendo disponibilizado pelo Governo Federal. “É uma das ações mais completas na área da saúde que já conheci, mas até agora eu não vi nenhum movimento em nossa cidade. Até parece que não tem fumante em Cachoeira do Sul”, criticou o vereador.

Buscando compreender o andamento do processo, o parlamentar apresentou um pedido de informação à Prefeitura, em que questiona, por exemplo, se a Secretaria Municipal da Saúde está cadastrada no Ministério da Saúde para receber o material de apoio e os medicamentos. “O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde fator de risco para doenças crônicas e a causa maior de morte evitável no mundo. O programa do Ministério da Saúde inclui apoio psicológico e terapia com medicamentos, bem como atendimentos educativos e terapêuticos, tudo de forma gratuita. Infelizmente, não vejo nenhum desses recursos aqui em Cachoeira. Temos até um médico com especialização para o tratamento de dependentes do cigarro, mas não temas as ferramentas necessárias para a prevenção e o combate. Já passou da hora de sermos beneficiados com que o que temos direito”, finalizou.