Sessão solene homenageia 85 anos do Colégio Roque.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira (15), sessão solene aos 85 anos de existência do Colégio Marista Roque.  A homenagem foi proposta pelos vereadores Edson Richa (PP) e Marcelo Figueiró (PMDB) e aprovada em plenário pela unanimidade dos parlamentares.

No início da cerimônia o prefeito Neiron Viegas realizou a entrega de cartão representativo da data ao diretor do colégio, Davi Hatsek. “Aproveito esta oportunidade para homenagear nossos professores e educadores, pois sabemos que o legado de uma instituição está intimamente ligado aos profissionais que lá trabalham. Obrigado a todos que doaram parte de suas vidas para fazer com que o Marista Roque seja destaque em educação na cidade. A placa não é pra mim, é pra vocês”, disse Hatsek.

Lembrando o hino do colégio, o vereador e presidente do Legislativo, Marcelo Figueiró, ressaltou um aprendizado que teve em sua passagem na instituição. “Foi no Roque que eu aprendi uma palavra fundamental para a minha vida: fraternidade. As aulas no Roque não nos ensinam que um mais um é igual a dois, nos ensinam a sermos seres humanos, vivermos em coletividade e entendermos que a nossa vida não é apenas só nossa, ela interfere sempre na vida do outro. Então, sempre que é possível ajudar, temos que fazê-lo”.

Em seu pronunciamento, o vereador Edson Richa também destacou a forma como o colégio trabalha. “Não posso deixar de fazer menção à ação deste que certamente é o colégio do coração dos cachoeirenses. Um dos conceitos que essa ordem utiliza é o de que um colégio marista é um real centro de educação onde se harmonizam fé, cultura e vida. Acredito que não é exagero dizer que este poderoso tripé já se fazia presente no pensamento do padre Marcelinho Champagnat desde o sonho de fundar uma sociedade religiosa dedicada à educação, traçando diretrizes de um projeto que se espalha hoje em dezenas de países”.

O Superintendente da Rede marista de Colégios e Unidades Sociais do Rio Grande do Sul, Rogério Anele, falou sobre a história do Roque. “Aniversário é momento de trazer à tona a construção de uma vida. A nossa história tem início com o sonho de Marcelinho Champagnat, fundador do Instituto Marista há quase 200 anos. Ele ousou ao imaginar e concretizar diferentes possibilidades de educar optando pela pedagogia da presença, do cuidado e do amor. Criou novas relações entre educador e estudante, além de introduzir na escola as práticas artísticas, esportivas e novas tecnologias de educação. Champagnat tinha, também, um zelo especial pela formação dos educadores, elementos que trazemos até hoje em nossos espaços de aprendizagem. O Marista Roque é exemplo disso”.

Durante a solenidade, o Grupo Vocal do Roque, que conta com participação de alunos, fez uma apresentação de duas canções e, ao final, cantou, juntamente com os presentes, o hino do colégio.

Presença

Também prestigiaram a solenidade a secretária municipal de Educação, Maristela Almansa, a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Lia Menezes, a representante do Compahc, Ione Rosa, o ex-vereador Volny Figueiró, a vice-diretora do Colégio Totem, Eliandra Dalcin, além de vereadores, professores e ex-professores, alunos e ex-alunos do Colégio Marista Roque.