Câmara busca parceria do Nea para encaminhar ações.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), reuniu-se, nesta quinta-feira (23), com o presidente do NEA (Núcleo de Engenharia Civil, Arquitetura e Agronomia de Cachoeira do Sul), José Larry Cavalheiro. No encontro, foram discutidos assuntos referentes à restauração e manutenção emergencial do Palácio João Neves da Fontoura e à possível construção de uma nova sede para o Legislativo.

Construção do novo prédio

Figueiró explicou a Larry as dificuldades que tem enfrentado nas obras e solicitou parceria do NEA para futuramente elaborar do termo de referência para a realização do concurso público de construção do novo prédio e para a posterior avaliação dos projetos apresentados. A área construída poderá dar-se no terreno que seria cedido pela Prefeitura, onde funciona atualmente a Secretaria de Obras, ou no anexo da atual sede, que aguarda do Judiciário a desapropriação. O presidente da entidade acenou positivamente e afirmou que irá levar o tema para o Núcleo. “Já no concurso público, estabeleceremos que esse novo prédio, além de respeitar as questões legais de acessibilidade e responsabilidade socioambiental, deverá ser um espaço para ser utilizado pela população. Além dos gabinetes dos vereadores e da parte administrativa da Casa, queremos uma sala para servir de biblioteca do Legislativo, uma para disponibilizar internet, que o Plenário possa ser transformado em auditório ou palco de teatro, por exemplo. Enfim, que esse seja um prédio para uso da população cachoeirense”, destacou Figueiró.

Também ficou acertado que membros da diretoria do NEA da área de arquitetura irão se reunir com a presidência da Câmara para esclarecer algumas questões e auxiliar no processo. “Queremos encaminhar essas ações de uma forma plural, através da participação de diferentes órgãos ligados à área, como o NEA, o Compach e outros”, disse Figueiró.