Alterações no Plano Diretor

Na manhã desta quarta-feira, os vereadores integrantes da comissão especial criada para analisar mudanças no plano diretor da cidade se reuniram com os arquitetos Augusto de Lima e André Müller.

Eles esclareceram aos parlamentares Augusto Cesar, Daniel Tarasconi, Homero Tatsch e Jeremias Madeira questões técnicas referentes às mudanças propostas, como a limitação de altura das construções nos arredores do Bairro Rio Branco, a criação de zonas residenciais e da zona industrial no leito da BR 153, nas proximidades da empresa Horbach. Os arquitetos consideram aquele ponto uma referência logística para o crescimento industrial de Cachoeira, citando como exemplo a Líder Tratores, um dos primeiros empreendimentos a se assentar à beira do principal acesso a Cachoeira do Sul. A ideia é que exista uma via pública paralela à zona industrial, separada ainda por uma faixa de florestamento, que funciona como uma espécie de proteção.

Construção

Augusto de Lima explicou que algumas proposições técnicas elencadas têm como função inibir a construção de residências na zona industrial, como as exigências de tamanho mínimo e ocupação de lotes. Com o laudo dos arquitetos, um novo projeto deve ser elaborado pelos vereadores constando as mudanças propostas no decorrer do trabalho, sofrendo um novo processo legislativo.