Presidente da Câmara participa de audiência pública sobre prejuízos causados pela falta de energia elétrica.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Figueiró (PMDB), esteve nesta semana na Assembleia Legislativa para participar da audiência pública sobre os apagões no Estado. O debate foi promovido pela Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento gaúcho e contou com a participação de representantes de mais de 150 municípios. 

Figueiró participou da audiência ao lado dos prefeitos de Agudo, Valério Trebien, e de São João do Polêsine, Valserina Gassen. “Cachoeira sofreu com as quedas de energia elétrica, que trouxe transtornos não só à rotina da comunidade como prejuízos graves à produção e ao comércio local”, disse o presidente do Legislativo cachoeirense. “Fora o lado técnico, o ato valeu para pressionar a Aneel e empresas de energia para se precaverem tanto na questão de geração, quanto distribuição e manutenção da rede”, resumiu. 

O representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), Carlos Martins, explicou que o papel das agências é garantir a qualidade da prestação do serviço público, seja a empresa pública ou privada. Na área da energia, a responsabilidade é da Aneel, que concede a fiscalização para a Agergs, que só no ano passado aplicou multas que chegaram a R$ 153 milhões. Martins sugeriu que os deputados reivindiquem junto à Aneel que as multas sejam reinvestidas para solucionar o problema que as gerou.