Coordenador do Chuteira de Ouro comemora os 18 anos do projeto na Tribuna Popular.

Na última sessão plenária (16), o desportista Luiz Cláudio Martins Pedroso, natural do município de Alegrete e conhecido em Cachoeira do Sul por atuar como coordenador do projeto social Chuteira de Ouro, esteve na Tribuna Popular. Chiquinho, como é conhecido, ocupou o espaço para relembrar algumas atividades desenvolvidas pelo projeto e comemorar os 18 anos do Chuteira de Ouro. “Em 1996, quando iniciamos o trabalho, os jovens não tinham grandes chances de ingressar na carreira de futebol. Uma simples e humilde ideia, idealizada por um jovem morador de periferia, oportunizou muitas pessoas dentro do esporte”, contou.

De acordo com Chiquinho, no ano de 2003 quatro estudantes da escola estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha foram formados atletas profissionais. No total, 11 jovens cachoeirenses deixaram a categoria de jogador de futebol amador e tornaram-se profissionais através do projeto. “Todas as vezes em que entramos com nossos atletas em estádios do Rio Grande do Sul e outros estados do país, era uma vitória a mais para o Chuteira de Ouro”, relembrou. Ainda segundo o coordenador, o projeto não possui nenhum tipo de apoio financeiro para custear o transporte dos atletas que viajam para realizar testes em clubes de outras cidades. “Essa falta de ajuda não foi motivo para que nós desistíssemos”, destacou.

Agradecimentos
Chiquinho aproveitou o espaço para agradecer aos cachoeirenses que incentivaram a realização do projeto Chuteira do Ouro. “O principal motivo para eu estar aqui hoje, nesta tribuna, é agradecer a todas as pessoas que sempre nos ajudaram, inclusive, os funcionários e vereadores da Câmara, que encaminhavam os nossos projetos e ações aos órgãos competentes”. O coordenador também fez referência ao vereador Cleber Cardoso (PDT), que integrou a equipe de atletas do projeto.