Câmara homenageia 50 anos do Sindisaúde.

O Legislativo de Cachoeira do Sul reuniu-se, na noite desta terça-feira (10), para prestar sua homenagem aos 50 anos de atividades do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde em Cachoeira do Sul (SINDISAÚDE). O prefeito municipal, Neiron Viegas, realizou a entrega de cartão representativa da data à presidente da entidade, Lorena Rosso de Vargas.

O propositor da inciativa, vereador Luis Paixão (PP), iniciou se pronunciamento destacando a função de um sindicato. “Ele tem que lutar pelos interesses de uma classe. Os trabalhadores, muitas vezes, se veem acuados por uma classe dominante e aí é necessário que alguém faça essa mediação, pois às vezes o funcionário não sabe nem como se reportar ao chefe. Sindicalista que aceita do patrão a imposição, ele não pode ser sindicalista. Patrão que só quer impor não pode ser patrão. O SINDISAÚDE deu um exemplo para Cachoeira do Sul nesse sentido”.

O presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do RS, Milton Francisco Kempfer, apresentou um histórico da entidade, relembrando ex-presidentes do SINIDISAÚDE e algumas ações do sindicato em seus 50 anos. “Nesse momento festivo é também a hora de relembrar as muitas lutas e conquistas realizadas ao longo dessas cinco décadas. Uma entidade que tem orgulho de ter garantido direitos de muitos profissionais. E a grande conquista deste ano foi piso regional para os técnicos de enfermagem, sancionado pelo governador em janeiro deste ano e que foi uma luta em união com outros Sindisaúdes filiados à Federação”, disse.

Por fim, a presidente do SINDISAÚDE, Lorena Rosso de Vargas, destacou algumas conquistas dos trabalhadores. “Enfrentamos salário atrasados e fracionados, represarias judiciais, entre outros problemas. Mas, apesar de tudo, tivemos grande apoio da comunidade para que pudéssemos suportar esses períodos. Tivemos muito trabalho, mas tivemos, igualmente, muitas vitórias, como salários em dia, percentuais superiores ao mercado e outros grandes avanços”, finalizou.

Presenças

Também prestigiaram a cerimônia o secretário municipal de Indústria e Comércio, Vinícius Cornelli, o presidente do Conselho Municipal de Saúde e do Sindicato dos Trabalhadores rodoviário, Luis Aníbal Machado, o presidente do Sinditáxi, Gilmar Scherer Bolsing, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Renato Pinheiro Soares, além dos vereadores Marcelo Figueiró, Frankini, Bicca Pedroso, Edson Richa, Augusto Cesar, Daniela Santos, Homero Tatsch, Daniel Tarasconi, Marcelinho da Empresa, Luiz Zimmer, Valdocir Marques e Jeremias Madeira.