Câmara homenageia equipe do HCB.

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (30), sessão solene em homenagem à Equipe Multidisciplinar de Estudos de Lesões de Pele (EMELP), composta por profissionais do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul (HCB). “É com grande satisfação que estamos aqui hoje com essa equipe que demonstra grande dedicação em seu trabalho dentro do hospital, atendendo pacientes que chegam lá com muita dor. Esse carinho e a luta diária de vocês não tem dinheiro no mundo que pague”, disse o vereador Jeremias Madeira (PSB), propositor da solenidade.

A enfermeira Fernanda Fontoura, gerente assistencial do HCB, primeira representante do hospital a se pronunciar destacou a origem do grupo e alguns resultados obtidos. “Essa equipe formou-se em 2007 para buscar conhecimento em tratamentos de cura de lesões de pele. A iniciativa partiu de um grupo de enfermeiros que tinha a intenção de modificar as técnicas curativo-convencionais, implementando novos produtos e coberturas. Esse trabalho foi um desafio, pois foi um momento de buscar autonomia, exigiu estudo, conhecimento e muita determinação para mudarmos uma cultura de anos. Agradeço ao apoio e incentivo da direção do hospital, pois novas técnicas exigiram novos custos que não são possíveis cobrar em tabela SUS e nem mesmo de alguns convênios. Mas, com trabalho e conhecimento, conseguimos demostrar o custo-benefício na utilização dessas técnicas. As coberturas permitiram a redução de troca de curativos, diminuindo a dor gerada, menos tempo de internação e, principalmente, qualidade de vida aos nossos pacientes”.

O médico Carlos Eduardo Florence, diretor técnico do HCB, por usa vez, reafirmou a importância do trabalho da equipe. “Ano passado foram realizadas 58 amputações de dedo de pé e de perna por maus cuidados. É uma coisa que dói e preocupa. E esse número não foi maior graças à EMELP”, disse, complementando: “Costumo dizer que hoje a gente não consegue mais viver sem as enfermeiras e o hospital não pode mais ficar sem a EMELP”.

Por fim, a enfermeira representante da Equipe Multidisciplinar de Estudos de Lesões de Pele, Michele Kohler, agradeceu a solenidade e reforçou a importância do grupo. “Venho agradecer essa homenagem em forma de reconhecimento pela qualidade de nosso trabalho no HCB. Momentos como esse nos dão a oportunidade de divulgar o grande objetivo da EMELP, que é qualificar a assistência prestada aos pacientes acometidos pelos diversos tipos de lesões de pele, atuar fortemente na prevenção dessas lesões, assim como a educação constante de seus pacientes e familiares, preparando-os para o autocuidado e retorno mais rápido às suas atividades diárias. O sucesso do nosso trabalho depende da constante integração dos membros do EMELP, com o restante da equipe multidisciplinar, discutindo em grupo os casos e novas técnicas utilizadas nessas lesões”.