Tribuna Popular: presidente do Conselho Municipal de Saúde fala sobre o programa Mais Médicos.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aníbal Machado, ocupou a Tribuna Popular na sessão plenária desta segunda-feira (23). Em seu discurso, o presidente defendeu a concessão de auxílio alimentação aos profissionais do programa Mais Médicos. 

De acordo com Aníbal, que também é integrante da Comissão Nacional de Saúde do Trabalhador e da Comissão Nacional de Saúde e Alimentação, o benefício no valor de R$ 500,00 deve ser pago para todos os profissionais participantes do programa e que atuarem no município. “Como presidente, falo em nome do Conselho, e o voto é para que se cumpra o contrato que o município fez com o Ministério da Saúde e que seja dado auxílio alimentação de R$ 500 reais para cada médico que participe do programa que chegue em Cachoeira do Sul, sendo ele estrangeiro ou não”, afirmou. 

Problemas na saúde

O presidente aproveitou o espaço para destacar algumas situações precárias que envolvem a área da saúde no município. “Temos mais de 700 pessoas com deficiência mental internadas em casas geriátricas na cidade, temos a UPA, que já vai completar dois anos fechada, e o triste estado em que se encontra o atendimento no HCB, onde as pessoas que solicitam exames levam cerca de 20 dias para poderem realizá-los. Não posso concordar com essa situação”, lamentou. 

Dessa forma, Aníbal propôs aos parlamentares que a Câmara de Vereadores realize uma Audiência Pública para discutir a saúde no município. “Somos nós, o Conselho Municipal de Saúde, a representação da comunidade, e os vereadores que precisam lutar para que todos nós tenhamos acesso igualitário e gratuito da saúde”, reforçou.