Tribuna Popular: servidores municipais reivindicam renovação do contrato da Prefeitura com o IPE.

Em razão do aumento do percentual do plano de saúde IPE, de 13,2 % para 22%, a Tribuna Popular desta segunda-feira (1º) foi ocupada por servidores municipais, que reivindicaram a conservação do índice, divido igualmente entre servidor e Prefeitura. Estiveram na Câmara de Vereadores a presidente do SIPROM (Sindicato dos Professores Municipais), Elaine Netto Paz, o representante dos aposentados de Cachoeira do Sul, Velci Alves Pereira, e a servidora da Secretaria de Saúde, Mariana Bortolazo Machado.

De acordo com Elaine, o prazo para o vencimento do contrato firmado entre Cachoeira do Sul e o IPE foi prorrogado até novembro deste ano. “Atualmente, 55 municípios possuem contrato em vigor com o plano de saúde. Todos os servidores e dependentes estão angustiados, esperando que os municípios contestem o aumento dessa nova alíquota”, ressaltou a presidente do SIPROM, que sugeriu a busca de alguma alternativa para que não haja prejuízo para nenhuma das partes envolvidas no contrato.

Elaine afirmou, ainda, que o Executivo se comprometeu em não permitir a perda do convênio, mas, no entanto, alegou ter sido surpreendido com a despesa extra. “Nos disseram que se o aumento for imediato, não terão condições de pagar. É muito preocupante para nós, do Sindicato, recebermos funcionários aposentados que já contribuíram para o desenvolvimento da cidade e pagaram plano de saúde, lamentando o risco de perde-lo. É triste receber colegas em tratamento de saúde contínuo, com câncer ou cirurgias agendadas, dizendo que, de um dia para o outro, não terão mais o plano”, lamentou.

Segundo o representante dos aposentados de Cachoeira do Sul, o convênio da Prefeitura com o plano de saúde existe desde 1975. “É, atualmente, um dos melhores planos de saúde. Nos dedicamos inteiramente à uma vida profissional, para que pudéssemos ter uma aposentadoria tranquila”, afirmou. Na oportunidade, Pereira solicitou aos vereadores que entrem em contato com o Executivo e intercedam pela renovação do contrato. “O nosso plano de saúde IPE é uma das poucas coisas que ainda tínhamos de bom”, destacou.
De acordo com a representante dos Servidores da Saúde e atuante na US1 do município, Mariana Bortolazo Machado, a Prefeitura deve tomar alguma decisão antes de novembro, prazo estabelecido para renovação do contrato. “Os servidores usuários do IPE estão muito apreensivos, principalmente aqueles que estão em meio a tratamentos e procedimentos delicados”, ressaltou. Em seus discursos, os representantes reforçaram o pedido para que a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) faça a intermediação necessária, com o objetivo de manter o índice de contribuição mensal. “Não pretendemos realizar a troca do plano de saúde que já possuímos, mas pedimos que a alíquota seja justa. Sendo assim, viemos aqui pedir apoio e fortalecimento junto à nossa luta. Solicitamos agilidade e providências quanto à renovação do contrato da Prefeitura com o IPE”, enfatizou a presidente do SIPROM.