Presidente do Legislativo conversa com representantes da Catedral.

Na tarde desta quarta-feira (10), o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Marcelo Figueiró (PMDB), esteve reunido com os representantes da Catedral Nossa Senhora da Conceição,  Pe. Hélvio Luiz e Gilson Lisboa, coordenador de obras de restauro da instituição.

Durante o encontro, solicitaram o apoio do Legislativo na concessão de subvenção social no valor de R$ 200 mil para a reforma da Catedral. Os representantes apresentaram o projeto e explicaram as principais características da mudança.  “A Catedral é um patrimônio dos cachoeirenses e precisa ser recuperado”, afirmou Pe. Hélvio.

Figueiró comprometeu-se a levar adiante o pedido dos integrantes.  “Quando ocorrer a devolução de recursos da Câmara para a Prefeitura, farei uma solicitação para que parte do valor seja destinada ao restauro dessa riqueza histórica que é a nossa Catedral”, disse o presidente.

História

A Catedral Nossa Senhora da Conceição, antiga Igreja Matriz, teve sua pedra fundamental lançada a 06 de outubro de 1793, através do projeto do engenheiro militar Francisco João Roscio. A edificação foi inaugurada em 30 de setembro de 1799.

Construída em estilo colonial, a antiga igreja foi modificada diversas vezes, sendo que as mais significativas alterações ocorreram em 1929 e em 1963.  A igreja matriz foi elevada ao status de catedral em 1991, quando foi criada a Diocese de Cachoeira do Sul, da qual essa é a sede.