Tribuna Popular: Osni Schroeder fala sobre restauração do prédio da Câmara.

Para esclarecer detalhes sobre o projeto de manutenção do Palácio Legislativo João Neves da Fontoura, o arquiteto Osni Schroeder, responsável pelo documento, esteve na Tribuna Popular da última sessão plenária (28). De acordo com o arquiteto, uma das principais questões que envolvem o projeto é a questão de intervenção em prédios tombados pelo patrimônio histórico de Cachoeira do Sul. “Esse trabalho tem por objetivo apresentar as diretrizes técnicas e dar suporte para a administração e a manutenção do prédio, garantindo estabilidade e mantendo o seu valor histórico”, destacou.

Prédios tombados

Segundo Schroeder, a intervenção em bens tombados no município pode ser feita através de intervenções pontuais, que buscam preservar a integridade do prédio. Outra forma é a intervenção de restauração quando o prédio já está degradado e sem condições de uso. “Como exemplo em Cachoeira, temos o prédio do Paço Municipal, que foi interditado e não sofreu nenhum tipo de intervenção. E, agora, encontra-se numa situação que requer muito esforço para realizar o seu restauro. Não queremos que o mesmo aconteça com o prédio do Legislativo”, argumentou.

Proposta

Conforme o arquiteto, o objetivo do trabalho foi, inicialmente, fazer um levantamento cadastral e descrever a situação física da edificação. Em seguida, foi realizada a identificação dos problemas existentes. “Fiquei realmente preocupado, pois foram encontrados vários problemas graves nessa edificação, principalmente no que se refere às questões sanitárias, como escoamento de esgoto e instalações elétricas”, afirmou. Após o apontamento dos problemas, foi apresentada apresentou a proposta de diretrizes de intervenção, elaborados os termos de referências técnicas para a montagem de editais de licitação e apresentado um orçamento base.

Compahc

Schroeder destacou, ainda, a necessidade do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (Compahc) concordar com os termos apresentados no projeto. “É importante que o Compahc tenha entendido que a melhor forma de se preservar um prédio é não deixá-lo chegar ao ponto de ser restaurado. Queremos que a manutenção seja feita de forma correta, antes que o mesmo seja degradado completamente”, explicou. Ao final do seu pronunciamento, Schroeder exibiu imagens das dependências do prédio do Legislativo e apresentou cópia do projeto de restauração, que será encaminhado para análise do Compahc.