Câmara comemora Dia da Consciência Negra com sessão solene.

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quarta-feira (26), sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra, em reconhecimento à importância da cultura negra em nosso país. Neste ano, foram homenageados os ativistas negros Cláudio Daniel Rodrigues Bibiano, presidente do Clube Cultural Beneficente União Independente (CCBUI), clube social negro de nosso município, e Maria de Lourdes e Castro Silva, atuante na Pastoral da Saúde.

No início da solenidade, foi realizado um minuto de silêncio à memória do vereador Bicca Pedroso, falecido na segunda-feira. “Mais uma vez, a Câmara realiza sessão solene para homenagear o Dia da Consciência negra. Porém, esta se torna ainda mais especial neste ano, esta Casa e o povo cachoeirense perderam um grande representante de etnia negra, o nosso vereador Armando Bicca Pedroso. Homem humilde, que lutou incansavelmente para bem representar a sua comunidade e seus eleitores. Estamos de luto oficial, ainda muito consternados pela perda irreparável deste agente e político e amigo”, disse o presidente da Câmara, Marcelo Figueiró (PMDB). Na sequência, foi exibido um vídeo homenageando o parlamentar, com imagens de algumas ações promovidas por Bicca durante sua última passagem pelo Legislativo.

Pronunciamentos

O primeiro a se pronunciar, vereador Homero Tatsch (PSDB), falou sobre a presença do racismo nos dias de hoje. “Dizem que moramos num país mestiço e que somos tolerantes, mas, infelizmente, são muitos e frequentes os episódios racistas. São inúmeras as situações inexplicáveis de sentimentos que não se encontra justificativa aceitável. Infelizmente, essa sensação de que o racismo mora ao lado convive com cada brasileiro. Todos nós somos atingidos pelos atos racistas, mas os mais prejudicados são as crianças que, estando em formação, muitas vezes não dispõem de um registro mental e têm o risco de se aceitar aquilo como verdadeiro”, disse.

Na sequência, o vereador Daniel Tarasconi (PMDB), reforçou a importância de se lutar contra o preconceito racial. “É mais do que importante estarmos reunidos nesta Casa na noite de hoje para saudar a consciência negra. É fundamental. Nunca é demais criarmos momentos e espaços para que se valorize as ideias e as ações do movimento negro. As reparações históricas precisam continuar, já que essa raça foi, ao longo de muitos séculos, discriminada em nosso país. E quem insiste em ter a opinião que hoje em dia não existe, está tapando o sol com a peneira. Basta lembrarmos os episódios recentes que tiveram enorme repercussão de mídia, como os atos racistas registrados em campos de futebol ao redor do mundo”.

O vereador Luiz Zimmer, por sua vez, que falou em nome da bancada do PSB e do PP, destacou as diversas formas de escravidão anda existentes em nosso país. “A escravidão foi abolida, mas existem outros tipos de escravidão que ainda imperam, como a escravidão de drogas, da violência e da política. Temos ainda a escravidão ideológica, que é a pior que existe, pois escraviza a alma, escraviza a consciência e nos torna peças no tabuleiro do jogo do poder”.

O último parlamentar a se pronunciar, vereador Frankini (PT), lembrou a importância da atuação dos homenageados. “Estamos aqui para homenagear duas pessoas que lutam todos os dias para fortalecer as organizações do movimento negro, visando à promoção da igualdade de oportunidades bem como combate às desigualdades étnicas e sociais. Tia Maria e o Bibiano são dois lutadores dos dias de hoje que continuam construindo a história que outros no passado iniciaram. Tia Maria, como todos a conhecem, começou muito cedo no trabalho comunitário. Há 40 anos trabalha na Pastoral da Saúde da Paróquia São José e Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Começou com o objetivo de cuidar da sua própria saúde, mas permaneceu para auxiliar os outros. Nessa busca para o bem de todos, se aperfeiçoou através de cursos, seminários, treinamentos sobre plantas, a natureza e o ser humano.  E o Bibiano, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas durante a trajetória do Clube Cultural Beneficente, continua o trabalho através de sua doação, com sua garra e amor, representando a cultura negra e trazendo vivo o nome do Clube Cultural beneficente União Independente. Além disso, também integra o ciclo de amigos que promove o Encontro Setembrino, que acontece há 24 anos com programações de cunho artístico esportivo. Essa garra vem de sua longínqua história e da preservação de seus valores e cultura”.

Companheiro de bancada do vereador Bicca Pedroso, Frankini também homenageou a força do colega. “Bicca, dentro do seu jeito e possibilidade, sempre esteve ao lado de seu povo. Quando era convidado por seus filhos para ir morar com ele em Porto Alegre, respondia prontamente: “Eu não posso abandonar o meu povo do Piquiri”. No dia de seu enterro, nesta semana, muitos se perguntavam: “E agora, quem vai fazer o que Bicca fazia por nós?”, lamentou.

Homenageados

A homenageada da noite, Maria de Lourdes e Castro Silva, resumiu: “Os meus mais sinceros agradecimentos aos meus amigos e a minha família que estão aqui presentes, porque é isso que me faz feliz. Agradeço de todo o coração a esta homenagem. Não sou dada a discursos, mas a agradecimentos sim. Por isso, mais uma vez, muito obrigada”.

Cláudio Bibiano, também homenageado da noite, finalizou falou sobre a surpresa de ter sido indicado neste ano. “Agradeço muito a essa homenagem que não esperava. Eu poderia esperar um troféu no esporte ou uma premiação do carnaval, mas essa me deixou muito surpreso e igualmente muito feliz”.