Frankini e Jeremias destacam importância da Defesa Civil em Conferência Intermunicipal.

Na última quinta-feira (6), os vereadores Bombeiro Frankini (PT) e Jeremias Madeira (PSB) participaram da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, realizada na Universidade Luterana do Brasil. O encontro, promovido pela Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul e demais Prefeituras de municípios vizinhos, tratou sobre o tema “Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o sistema Nacional”.

Conforme Frankini, a proposta da Conferência teve por objetivo divulgar à comunidade o trabalho desenvolvido pelos voluntários do grupo. “O encontro contribuiu muito para que as pessoas que trabalham em prol da população, oferecendo suporte em situações emergenciais, recebam o seu merecido reconhecimento. Além dos voluntários em geral, a Defesa Civil também conta com a ajuda de profissionais especializados, como bombeiros, policiais e engenheiros”, ressaltou o parlamentar.

Dentre a programação do encontro, foram feitas inscrições para os Grupos de Trabalho, instalação e subdivisão dos mesmos, além de atividades de leitura de textos e elaboração de propostas de princípios e diretrizes. “As ações desenvolvidas pela Defesa Civil, seja ela municipal, estadual ou federal, são de extrema importância para a comunidade, pois resgata, transporta e alerta os moradores que estejam em áreas com risco de inundação ou passando por alguma situação de desastre”, afirmou Jeremias, que apresentou neste ano Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, que deverá ser realizada anualmente na primeira semana do mês de abril.

“Neste período, deverão ser promovidas campanhas, folders e demais ações com o objetivo de implementar a campanha de combate a enchentes. A ideia é realizar ações sociais, culturais, palestras e campanhas de conscientização e educação nas escolas e com a comunidade em geral, além de ações de mobilização dos órgãos de proteção da sociedade civil organizada e da comunidade para auxiliar ao Executivo no trabalho de prevenção, preparação, resposta e reconstrução”, explicou Jeremias.