Comissão Especial Pró-Restauro e Construção busca celeridade dos processos.

Os vereadores Marcelo Figueiró (PMDB), Edson Richa (PP), Jeremias Madeira (PSB), Homero Tatsch (PSDB) e Bombeiro Frankini (PT), integrantes da comissão especial da Casa responsável pelos assuntos referentes à restauração do prédio da Câmara de Vereadores e a construção de uma nova sede, reuniram-se, nesta quinta-feira (9), para dar celeridade aos trâmites necessários.

A Comissão, que passará a denominar-se Pró-Restauro e Construção, diante da possibilidade de levantamento de um prédio novo, manterá a composição original dos membros. “O grupo desenvolveu, ao longo de 2013, uma série de debates, reuniões e estudos sobre o tema. Neste ano, queremos dar continuidade a esse trabalho de forma mais ágil, por isso a importância de mantermos os integrantes que já estão familiarizados com o assunto”, explicou o presidente da Câmara, Marcelo Figueiró.

A primeira questão analisada no encontro foi a regularização do terreno onde está parte da atual Secretaria Municipal de Obras para o Legislativo. A Mesa Diretora da Câmara abordou essa questão com o prefeito Neiron Viegas na manhã desta quarta-feira. Na próxima semana, a Comissão irá analisar o processo com o setor da Prefeitura responsável pela área. “Vamos examinar o caso com o Executivo, buscando uma forma de auxiliá-lo no que for possível”, destacou Figueiró.

Na próxima semana, os membros da Comissão também irão se reunir com o Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural) para discutir a manutenção do Palácio João Neves da Fontoura, possibilitando a permanência dos servidores durante a construção da nova sede. “Temos, primeiramente, que garantir a segurança dos que trabalham e dos que visitam a Câmara de Vereadores”.  Outro encontro marcado para a próxima semana será com representantes do NEA (Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e do CREA (Conselho Regional Engenharia Arquitetura e Agronomia) de Cachoeira do Sul. “Queremos começar a estabelecer relações para a elaboração de um concurso público que escolher o projeto e o responsável pelo novo prédio”, finalizou Figueiró.