Conselho da Cidade está próximo da conclusão dos seus trabalhos.

Fórum responsável pela análise e definição de ações para o Município de Cachoeira do Sul, o Conselho da Cidade promoverá no dia 19 de novembro, às 20 horas, a sua última reunião. O encontro acontecerá no Palácio João Neves da Fontoura e irá definir as dez metas prioritárias para a cidade a serem atingidas nos próximos anos.

Ao longo dos últimos três meses, foram analisados propostas para as áreas de infraestrutura administrativa, social, econômica e políticas públicas e privadas. Das mais de 200 proposições que compõem o planejamento estratégico da CACISC “A Cachoeira que queremos“, 30 foram escolhidas por uma comissão composta por 12 entidades. Essa comissão foi dividida em grupos e cada um ficou responsável pelo estudo e embasamento de 7 a 10 metas.

Atualmente, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Figueiró (PMDB), está visitando todas as entidades que compõem o Conselho para que as organizações possam colaborar com outras metas, além das já analisadas, ou efetuar alterações no documento. O prazo final para a manifestação é o dia 10 de novembro.

Planejamento Estratégico

Entre os projetos que constam no Planejamento Estratégico criado pela CACISC, destacam-se na área da infraestrutura administrativa: o Centro Administrativo Municipal e o Plano Viário. Nas políticas públicas e privadas, está a ação que diz respeito ao fomento do polo de educação superior (UERGS, UAB, ULBRA, UFSM e polo de inovação tecnológica).

Além disso, a conclusão do asfaltamento da ERS-403 e a conservação do patrimônio histórico fazem parte das metas na infraestrutura econômica. Assim como a implantação do turno integral no ensino fundamental de todas as escolas da cidade na social.

Entidades participantes

Mais de 40 entidades integram o Conselho da Cidade. A comissão responsável poranalisar o planejamento estratégico da CACISC é composta pelas seguintes entidades: Afad, Câmara dos Vereadores de Cachoeira do Sul, Rotary Internacional, Sesc, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ulbra, Uergs, Uab, Smic, e Mococa.