Fala Comunidade mobiliza moradores da Zona Oeste.

Na presença de mais de 100 pessoas, que lotaram a Escola Municipal Dinah Néri Pereira, a Câmara de Vereadores promoveu, na noite desta quinta-feira (29), a segunda edição do Projeto Fala Comunidade/2014, que foi dedicada à Zona Oeste da cidade. “Viemos aqui para ouvir quais são as principais demandas dos bairros Cohab, Eucaliptos, Medianeira, Noêmia, Santa helena, Santa Terezinha, São José e Tibiriçá. Após todos os relatos, iremos organizar os pedidos em documentos oficiais e esses serão entregues aos órgãos ou entidades responsáveis”, disse o presidente do Legislativo, Marcelo Figueiró.
O presidente da Associação dos bairros Noêmia e Santa Teresinha, Nilton Valdecir dos Santos, destacou a importância da ação conjunta. “Chamo todos os moradores a se unirem pelo bem da nossa comunidade. Aqui são vários partidos, mas devemos ter apenas uma bandeira, a de lutar por melhorias em nossos bairros”.
A diretora da Escola Municipal Dinah Néri Pereira, Gisele de Freitas Fagundes Wommer, relatou desde 1979, quando a instituição tinha apenas 139 alunos, continua com a mesma quantidade de banheiros. “Mas hoje contamos com 606 estudantes, em três turnos, o que torna uma dificuldade muito grande de mantê-los limpos”, disse, explicando da necessidade de construção de novas unidades. Em seu pronunciamento, a diretora também falou sobre a necessidade de ter uma faixa de pedestres em frente à escola “É uma questão de segurança”, destacou. Por fim, entregou a cada um dos vereadores uma carta que a turma 43 fez pedindo melhorias para o Bairro Noêmia.
A vice-diretora da Escola Municipal Dinah Néri Pereira, Celeni de Freitas König, falou sobre as dificuldades enfrentadas por uma estudante cadeirante para se locomover, tendo em vista que a maioria dos ônibus não estão adaptados para esse tipo de transporte.  “Quando a Gabi vai ser respeitada como cidadã? Ela não consegue andar no bairro por causa dos buracos das ruas e não consegue ir para o centro por que os ônibus não têm condições de transportá-la”.
Celeni também criticou a dificuldade de acesso ao Ginásio Público Municipal. “Para os alunos da nossa escola, que é pública, poderem participar de um campeonato eles têm que pagar. Para nós, professores, e para as mães poderem assistir também temos que bancar a entrada. Muitas mães, infelizmente, não tinha o valor do ingresso e tiveram que retornam para o bairro. No que está se transformando nosso Derlizão? Ele não é de nenhuma entidade ou clube”, enfatizou.
Na oportunidade, os alunos do Dinah Néri, Joana Silva, Maurício Goulart e Luis Fernando Machado, apresentaram uma sequência de slides mostrando os principais problemas da Noêmia, como calçamento não concluído, esgoto a céu aberto, lixo jogado em terrenos e sangas, más condições das vias e abandono do Campo da Bica. A moradora Sandra Liege Moraes complementou reclamando da falta de segurança na região. “Como mãe de aluno, que sai todo dia de noite e não sabe se volta, a gente não sabe mais o que fazer”, desabafou.
Presenças
Estiveram presentes no encontro os presidente de associações de moradores José Nilceu Menezes (Bairro Santa Helena), Nilton Valdecir dos Santos (Bairros Noêmia/Santa Teresinha), Moacir Almeida (Bairro Eucalipto), o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Vinicius Cornelli, a  diretora da Escola Municipal Dinah Néri Pereira, Gisele de Freitas Fagundes Wommer, a vice-diretora da Escola Municipal Dinah Néri Pereira, Celeni de Freitas König, o ex-vice-prefeito Ronaldo Trojahn, a presidente Conselho de Pais e Mestres, Celoí Pereira Machado, a presidente do Conselho Escolar, Juliana Noronha, além dos vereadores Julinho do Mercado, Luiz Zimmer, Jeremias Madeira, Cleber Cardoso, Edson Richa, Frankini, Marcelinho da Empresa, Marcelo Figueiró, Bicca Pedroso, Daniel Tarasconi, Luis Paixão e Augusto Cesar.
Pedidos dos moradores
- Calçamento e conserto das ruas;
- Término da construção do ginásio e melhoramento da estrutura do campo da Bica;
- Construção de cobertura para a quadra da escola Dinah Néri Pereira;
- Policiamento nas ruas do bairro;
- Instalação de faixas de segurança nas ruas do bairro;
- Construção de banheiros na escola Dinah Néri Pereira;
- Construção de cobertura para as paradas de ônibus;
- Conserto de bueiros e canalização de sanga e esgotos.
- Calçamento nas vias do município;
- Instalação de lombadas eletrônicas que foram retiradas;
- Instalação de sinaleira entre a Rua Leopoldo Souza e Avenida Brasil;
- Instalação de sinaleira entre as ruas Davi Barcelos e Duque de Caxias;
- Disponibilização de guardas de trânsito na esquina da Avenida Brasil com a Rua Juvêncio Soares;
- Conserto de buraco entre as ruas Pinheiro Machado e Aníbal Loureiro;
- Instalação de sinaleira entre as ruas Araújo de Porto Alegre e Aparício Borges;
- Crítica à instalação de placas que proíbem o retorno na sinaleira entre as ruas Bento Gonçalves e Alarico Ribeiro, tendo em vista que em frente ao posto de combustível Coomoca, onde o trânsito é ainda mais intenso e requer maiores cuidados, não há proibição de retorno.
- Mudança na forma de fornecimento de fichas no posto de saúde do Bairro Noêmia;
- Melhorias na praça do bairro;
- Instalação de passarela ou quebra-molas em frente ao Mercado Noêmia;
- Melhoria no sinal de internet;
- Melhor sinalização de trânsito na esquina da Bica.
- Ampliação da creche Sonho Meu.