Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Renovação do convênio: Câmara participa de reunião da Famurs para tratar sobre o IPE.

Os vereadores Homero Tatsch (PSDB), Luis Paixão (PP), Marcelinho da Empresa (PP), Augusto Cesar (PP) e Daniel Tarasconi (PMDB) estiveram, juntamente com o prefeito Neiron Viegas, em Esteio, nesta quinta-feira (4), para participar da reunião geral da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), que tratou o plano de saúde do IPE. A renovação do contrato da Prefeitura está comprometida em razão do aumento da alíquota, que passará de 13,2% para 22%. O valor é dividido igualmente entre servidor e Executivo, que alega dificuldade de arcar com a diferença.

Gestão

Na oportunidade, o grupo de parlamentares cachoeirenses reuniu-se com o assessor técnico da área da saúde da Famurs, Paulo Azeredo Filho, que afirmou há uma dívida do Estado e demais autarquias para com o IPE de mais de R$ 3,4 bilhões. “Entendemos que o IPE esteja com dificuldades, mas os servidores cachoeirenses não podem ficar sem o plano de saúde. Esperamos que o governo saiba conduzir a negociação e que, se for necessário majorar o índice de contribuição com o IPE, que as tratativas sejam feitas com transparência junto aos servidores", analisou o vereador Augusto Cesar. Já o vereador Homero lembrou que, além da dívida, o IPE enfrenta outros problemas em sua gestão, como fraudes e negócios obscuros. O parlamentar destacou a recente tentativa de licitação de uma consultoria para modernizar sistema de compensação do IPE com o Instituto Nacional do Seguro Social, com um custo de R$ 13 milhões. “Ontem o Ministério Público de Contas do RS suspendeu a licitação por apresentar aspectos no edital que podem comprometer a legalidade, a transparência e a competitividade do procedimento. Ou seja, não é um simples aumento de alíquota para os funcionários dos municípios que vai resolver os graves problemas do IPE”.

Após a reunião da Famurs, os vereadores visitaram a 37ª edição da Expointer (Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários).
Os parlamentares, que representaram a Câmara de Vereadores no evento, aproveitaram para prestigiar os expositores cachoeirenses. “É muito gratificante vermos cachoeirenses expondo seus produtos e materiais aqui. Sabemos da qualidade da produção desenvolvida no município e, por isso, tenho certeza que os nossos produtores e expositores vão levar bons resultados dessa Feira e também vão ajudar esse evento a se consolidar ainda mais no cenário internacional”, destacou o vereador Luis Paixão.