Frankini apresenta PL para denominar via no Passo da Areia.

O vereador Frankini (PT) apresentou, na última sessão plenária (20), um Projeto de Lei que denomina rua localizada no Bairro Passo da Areia, de Danilo Marques Moura. A referida via é situada nas proximidades do Aeroporto Municipal Nero Moura de Cachoeira do Sul.

Lei Municipal

Conforme a Lei Municipal nº 1084/64, fica determinado que a nomenclatura de ruas e logradouros públicos terá, preferencialmente, nomes de pessoas, datas e acontecimentos já integrados na história pública administrativa, social, cultural, educacional e econômica do município.

Quem foi

Danilo Marques Moura nasceu em 30 de junho de 1916, na cidade de Cachoeira do Sul. Por influência do irmão, coronel Nero Moura, ingressou no ramo da aviação civil, realizando, inicialmente, o curso no aeroclube de Porto Alegre. Mais tarde seguiu para os Estados Unidos, onde completou seu treinamento e tirou sua licença completa de Piloto Civil.

Durante a II Guerra Mundial, voou 10 missões de combate junto a Esquadrilha Amarela, sob o Comando do Capitão Joel Miranda. Em fevereiro de 1945, na Itália, o então Tenente-Aviador Danilo Moura foi abatido em combate e saltou atrás das linhas inimigas. Das tantas histórias protagonizadas por Moura, uma, certamente, destaca-se das demais. O Tenente-Aviador percorreu 450 km a pé e em bicicleta, o que durou trinta dias de jornada. Danilo Marques Moura faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de maio de 1990.

Homenagem

Conforme o parlamentar, é importante que as pessoas conheçam a história do Brasil e valorizem os cidadãos que contribuíram para a trajetória do povo brasileiro. “O meu propósito é homenagear, através da denominação da referida via, uma pessoa de destaque na história nacional, que não mediu esforços para conquistar a vitória da nação e, ainda, prestou importantes serviços no cenário da aviação civil”, explicou Frankini.