Câmara promove Audiência Pública para analisar mudanças no Plano Diretor.

A Comissão Especial que trata das alterações do Plano Diretor da cidade realizou, nesta terça-feira, (27), uma audiência pública para discutir as propostas de mudanças. O vereador Homero Tatsch (PSDB), que é o autor do PL 4/2014, que institui as modificações, apresentou as sugestões indicadas no projeto, mostrando através de mapas as delimitações de cada mudança. 

Dentre as modificações estão:
(1) Criação da Zona Industrial 4, à direita da BR-153, sentido Cachoeira do Sul-Novo Cabrais, próxima à ponte sobre a rede férrea; 
(2) Redução do gabarito (área que inclui a pista de rolamento e calçadas) das ruas do Bairro Quinta da Boa Vista de 16,8m para 14m; 
(3) Substituição do limite de 9m para 6m da altura máxima aos imóveis da Zona Residencial 1; 
(4) Ampliação da Zona Comercial 1.

Segundo o parlamentar, as propostas foram amplamente debatidas na Comissão Especial. Além disso, os membros da Comissão também analisaram as alterações como entidades ligadas às temas, como o COMPAHC, que mostrou-se favorável às mudanças. “A ideia é valorizar a cidade. Os imóveis do Bairro Rio Branco, incluído na Zona Residencial 1, por exemplo, tem um valor histórico e arquitetônico muito grande. Permitir prédios que destoem da realidade de hoje, vai desvalorizar essa região”, destacou Homero, acrescentando. “Além disso, queremos criar novas oportunidades e, também, evitar que moradores tenham que passar por um processo burocrático e desnecessário”.

Segundo o vereador, a Comissão irá, nos próximos 15 dias, estudar mais algumas modificações pontuais, a serem incluídas como emendas, para posteriormente ser votada em Plenário. 

Presenças
Também participaram da audiência pública, os vereadores Augusto Cesar e Jeremias Madeira e os secretários municipais de Planejamento, Cristiano Schumacher, e de Governo, Cristina Mór.