Paixão propõe criação de hortas comunitárias no município.

Tendo em vista a importância da alimentação na saúde das pessoas, o vereador Luis Paixão (PP) apresentou, na sessão plenária da última segunda-feira (4), uma indicação ao Executivo para que seja implantado projeto que incentive criação de hortas comunitárias no município. No documento, o vereador sugere, ainda, que a produção seja às creches de Cachoeira do Sul. “Os alimentos deverão serão produzidos sem agrotóxicos para reforçar a segurança alimentar das crianças, proporcionando, assim, um melhor desenvolvimento”, destacou Paixão.

De acordo com a proposta do parlamentar, o projeto, que já é desenvolvido de forma semelhante em outras cidades, seria realizado pelas comunidades locais, podendo ser organizado pela própria associação de moradores. Ainda conforme o documento, o projeto permitirá que os resíduos orgânicos domésticos, como as garrafas plásticas, sejam aproveitados e reutilizados na estruturação dos espaços de produção.

Local

Segundo o parlamentar, o local para a instalação das hortas comunitárias deve obedecer a critérios técnicos, a fim de garantir o bom desenvolvimento dos produtos. Para isso, é preciso que os alimentos sejam plantados em áreas arejadas, ensolaradas, protegidas do trânsito de pessoas, e próximas a fontes de água permanente. “A intenção é disponibilizar as verduras e os legumes para as refeições das crianças que frequentam creches do município, incentivando o consumo saudável deste público. Além disso, o projeto também influenciará na qualidade ambiental e sustentabilidade da cidade, através do cultivo em áreas urbanas, públicas e privadas”, defendeu o vereador.