Paixão pede linha telefônica para população acionar Conselho de Saúde.

Buscando facilitar o contato das pessoas com o Conselho Municipal de Saúde, o vereador Luis Paixão (PP) defendeu, na sessão ordinária desta semana, a disponibilização de um número de telefone de contato direto com o órgão. “O Conselho é o responsável pelo recebimento de denúncias sobre o atendimento precário nos serviços de saúde, desvios de recursos e cobrança pela prestação de serviços públicos”, lembrou Paixão.

Segundo o parlamentar, a ideia é possibilitar que a população acione os conselheiros principalmente em casos de urgência, quando não há a possibilidade de deslocamento. “Atualmente, o Conselho de Saúde disponibiliza uma sala no prédio do Hospital da Liga, onde uma secretária anota as reclamações para uma posterior tomada de providências. Porém, existem muitas situações precisam ser verificadas na hora, não podendo ser comprovadas depois. Além disso, grande parte dos usuários do sistema público de saúde são trabalhadores, que cumprem carga horária o dia inteiro e a locomoção até este local acaba dificultando o relato das manifestações”, destacou o parlamentar.

Indicação

Para fortalecer e formalizar o pedido, o vereador apresentou, na última sessão, uma indicação ao Conselho Municipal de Saúde solicitando a instalação da linha telefônica própria para esse tipo de atendimento. “Todos sabemos que a saúde de Cachoeira do Sul está um caos e talvez a mudança possa vir exatamente por meio da denúncia e da divulgação daquilo que está errado. Quem sabe assim, a Prefeitura amplia o número de exames, serviços e de atendimentos à nossa comunidade, que muitas vezes tem que esperar prazos absurdos para receber o tratamento adequado”, finalizou Paixão.