Jacir Somavilla recebe título de cidadão honorário de Cachoeira do Sul.

A Câmara de Vereadores concedeu, na noite desta quinta-feira (20), o título honorífico de cidadão honorário ao radialista Jacir José Somavilla. Nascido no município de Faxinal do Soturno, Jacir mudou-se para Cachoeira do Sul no ano de 1980, cidade onde estudou e deu início à sua vida profissional. 34 anos após sua chegada e de muitas ações em prol da comunidade cachoeirense, Somavilla recebeu, em sessão solene, com o plenário do Palácio João Neves da Fontoura lotado, a placa com o diploma do título de cidadão honorário de Cachoeira do Sul das mãos do prefeito Neiron Viegas. “Estou muito lisonjeado”, resumiu o homenageado.

Propositor da homenagem, que foi aprovada de forma unânime pelos demais parlamentares, o vereador Frankini (PT), explicou o que representa a concessão do título. “Esta, que é a maior homenagem que o município pode oferecer a uma pessoa, reveste-se de um significado todo especial. Cidadania honorária é uma honraria que uma pessoa de importância recebe da Câmara Municipal e que equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mas, mais do que prestar uma homenagem, a solenidade de outorga desse título significa prestigiar e reconhecer o trabalho de pessoas que tenham se dedicado a atuar de forma exemplar, tanto eticamente, quanto moralmente, ajudando no desenvolvimento da cidade e na promoção do bem comum. Jacir Somavilla, pessoa preocupada com o meio ambiente e engajado nas causas sociais, é, sem dúvida, merecedor dessa honraria. Gerente, locutor, apresentador e repórter, atua sempre com a mesma eficiência, em constante contato com o público. Participa ativamente das atividades comerciais, sociais e assistenciais de nossa cidade, bem como promove eventos e campanhas comunitárias em prol da nossa comunidade”.

Em seu pronunciamento, Somavilla contou sobre sua chegada ao município, as dificuldades encontradas e o desenvolvimento de sua carreira. “Como filho de agricultor, fiz o vestibular na UFSM para agronomia, mas o destino me colocou na segunda opção, que era a faculdade de ciências contábeis. Então, no dia 3 de março de 1980, eu arrumei as malas e vim para Cachoeira, terra que com muito carinho me acolheu. No mesmo ano, fui em busca do meu primeiro emprego e confesso que não foi fácil. A primeira coisa que me pediam era se eu tinha experiência. Mas como eu poderia ter experiência sem receber oportunidade? No início de 1981, enfim, tive uma boa notícia: o meu primeiro emprego de office boy em um escritório de contabilidade. Posteriormente, no ano de 1982 fui convidado a trabalhar em um banco, onde fiquei por oito anos, nas agências de Cachoeira do Sul e de Uruguaiana. Poderia ter seguido a carreira bancária, mas meu destino mudou de rumo em 1989, quando fui chamado para trabalhar na Rádio Cachoeira, local onde aprendi muito. Cinco anos depois, em 1994, assumi a gerência da Rádio e, aproveito este momento, para agradecer muito pela confiança em mim depositada. Nestes 20 anos que estou na gerência, sempre procurei representar a rádio nos diversos eventos de nossa cidade e da região”.

O homenageado também lembrou algumas de suas participações em organizações sociais e empresarias da cidade. “Além de várias associações, clubes e sindicatos, integrei por dois mandatos a diretoria da CDL, dois mandatos a diretoria da SUC, dois mandatos a presidência da APM do Roque, e na diretoria do Sindilojas estou há aproximadamente 10 anos. E sempre que aceitei, dentro do meu tempo disponível, integrar uma dessas organizações procurei fazer o meu melhor”.

Somavilla finalizou seu discurso ressaltando o significado da homenagem recebida. “Agora que sou de fato cidadão cachoeirense, título que é o maior reconhecimento a ser recebido por cidadão de outra cidade, estarei ainda mais à disposição para trabalhar em prol de nossa cidade”, disse.

Presenças

Também participaram da solenidade os secretários municipais de Indústria e Comércio, Vinícius Cornelli, e de Governo, Eliseu Machado, os ex-vereadores e ex-presidentes do Legislativo Cláudio Petrucci, Oscar Sartório e Natalício Moraes, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Ronaldo Trojahn, o ex-vereador e atual presidente da Celetro, José Benemídio Almeida, o delegado regional de Polícia e presidente do PDT de Cachoeira do Sul, João Goulart, o diretor do Senac, Leandro Radatz, o presidente do Sindilojas, Jaucílio Lopes Domingues, o diretor da Ulbra Cachoeira do Sul, Rogério Brandt, o diretor da Indústria Agropertences, Moacir Marzari, o diretor da empresa Irmãos Trevisan, Antônio Trevisan, a presidente do Sindisaúde, Lorena Rosso de Vargas, a vice-diretora da Escola João Neves da Fontoura, Jaqueline Somavilla, a presidente da Federação Espírita de Umbanda e de Cultos Afros de Cunho Nacional, Professora Dileta de Lourdes Xavier Leal, representantes da Associação de Aposentados e Pensionistas de Cachoeira do Sul, da Ordem Auxiliadora Senhoras Evangélicas, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, da empresa Agrobeto, do jornal O Correio, do 3º Batalhão de Engenharia de Combate e do Rotary Integração, além dos vereadores Julinho do Mercado (PP), Marcelo Figueiró (PMDB), Edson Richa (PP), Luis Paixão (PP), Augusto Cesar (PP), Homero Tatsch (PSDB), Daniel Tarasconi (PMDB), Daniela Santos (PDT), Luiz Zimmer (PSB), Valdocir Marques (PSB) e Cleber Cardoso (PDT).