Vereadores se reúnem com Conselho do FAPS

Os vereadores Luis Paixão (PP), Homero Tatsch (PSDB) e Luiz Zimmer (PSB) reuniram-se, nesta sexta-feira (18), com representantes do Conselho do FAPS, para discutir o projeto de lei nº 62/2015, que trata do parlamento de débitos do Município com o Fundo. Na última sessão ordinária, o PL recebeu uma emenda que reduz o prazo de parte do atraso pagamento de 60 meses para 12 meses recebeu parecer contrário dentro da Comissão de Justiça e Redação, o que impediu que o projeto fosse votado na mesma noite, pois o Regimento interno da Casa exige um período para defesa.

Paixão, que presidiu a reunião, iniciou o encontro destacando que a intenção é equacionar as posições divergentes para dar mais agilidade à tramitação do PL. “Temos pleno conhecimento e grande reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos conselheiros do FAPS e acredito que podemos avançar nesse projeto e em todos as posteriores que envolvem o Fundo de Aposentaria e Pensão de nosso município”, disse o vereador.

Homero aproveitou o espaço para demonstrou aos conselheiros preocupação com situação atual do Fundo. “Sabemos que o problema começou lá no início, quando o percentual recolhido era de 4%. Agora, essa defasagem tem que ser compensada. Minha preocupação está exatamente aqui, pois temo que algum serviço da Prefeitura vai sofrer redução para suprir isso”.

Zimmer, por sua vez, criticou a falta de transparência da Prefeitura no uso dos recursos, dentre eles os da sobra orçamentária do Legislativo. “Tem dinheiro que deveria ser do servidor, que está indo pra outros lugares”.

Na oportunidade, os vereadores questionaram questões sobre a gestão do FAPS e sobre questões específicas que envolvem o pagamento das parcelas atrasadas. “Levaremos todas essas informações e os dados repassados aqui hoje para avaliação das comissões, de forma a, se possível, colocar o PL 62/2015 na ordem do dia da próxima sessão”, informou Paixão.