Câmara destaca Dia da Consciência Negra em sessão solene

O Legislativo de Cachoeira do Sul realizou, na noite desta quinta-feira (19), sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra. Neste ano, foram homenageados os ativistas negros Maria de Lourdes Soares Machado e Júlio Cesar Modesto da Silva.

Graduada em educação artística, a homenageada Maria de Lourdes Soares Machado lamentou o pouco interesse pela cultura negra em nosso país. “Eu sempre cobrei de meus professores ‘onde está a arte africana?’, ‘por que não estudar a arte africana?’, ‘onde está a arte africana que não aparece em nossos conteúdos?’. E o silêncio doía mais que uma chibatada. Esse silêncio doeu muito”.

No mesmo sentido, o homenageado Júlio Modesto ressaltou a importância das políticas de inclusão dos negros na sociedade brasileira. “Precisamos que a sociedade entenda que um país formado em sua maioria por uma população negra não pode deixar essa população à deriva. Precisamos, sim, senhores de políticas públicas ativas e efetivas para realmente resolver nossos problemas. Precisamos de mais saúde, mais educação, mais acesso e principalmente de respeito”.
O presidente Associação Cachoeirense de Cultura Afrobrasileira (ACCA), Luciano Ramos, por sua vez, falou sobre a luta empreendida pela entidade cachoeirense e pelos negros de todo país. “Nos libertamos das correntes e dos castigos físicos, mas ficamos presos ao preconceito e ao racismo que infelizmente nos atingem até hoje. Nossa luta hoje é por espaços, principalmente os espaços de poder e decisão. Tivemos avanços, sim, mas ainda precisamos e queremos representar e sermos representados”.

Ao final da cerimônia, o prefeito Neiron Viegas soliciotu um espaço para anunciar uma importante medida para Cachoeira do Sul. “Hoje foi publicado o decreto que declara de interesse social, para fins de desapropriação, os imóveis rurais abrangidos pelo território quilombola Cambará. Essa é, portanto, uma data muito importante e muito feliz para nossa cidade. Cachoeira do Sul tem, agora, definitivamente uma área de 570 hectares do quilombo Cambará”.

Durante a solenidade, três vereadores representaram suas respectivas bancadas para homenagear e ressaltar o Dia da Consciência Negra.  Confirma abaixo destaque dos pronunciamentos:

Vereador Frankini (PT) – “Apresentei na última sessão um projeto sugestão para que seja instituído no calendário municipal o dia 20 de novembro como feriado do Dia da Consciência Negra. Mas que esse dia sirva de reflexão sobre essa data e tudo o que ela representa para nossa cidade. Parabéns aos negros, parabéns aos guerreiros que não ficam presos em um mundo de preconceitos”.

Vereador Marcelo Figueiró (PMDB)– “Hoje quero me dirigir diretamente ao prefeito Neiron Viegas. Quero lhe fazer um pedido simples, com custo baixísisimo para os cofres públicos, mas que pode prorrogar este dia para todos os dias do ano: instale urgentemente o Conselho do Negro ou o Conselho da Promoção Igualdade Racial em nossa cidade. Será um espaço discussão para ajudar a nossa COMPPPIR”.

Vereador Homero Tatsch (PSDB)– “A sessão solene de hoje é uma forma de homenagear os negros que um dia lutaram por sua liberdade e hoje lutam por reconhecimento de sua óbvia igualdade. Um assunto incabível para 2015, mas esse é a luta do momento. Nessa data especial, oportuno lembrar um negro que fez história na política cachoeirense e teve seu mandato por mais de 30 anos nesse Legislativo: José Nicolau Barbosa. Foi um grande homem, de poucas palavras e muita atitude. Representante de uma raça batalhadora e presente na memória de Cachoeira do Sul, que sempre o reverencia com muito respeito e admiração”.