Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2015 / Homero cobra fiscalização da lei que obriga instalação de biombos nas agências bancárias

Na sessão ordinária desta segunda-feira (16), o vereador Homero Tatsch (PSDB) cobrou a fiscalização da lei municipal que busca trazer mais segurança nas agencias bancárias. Publicada em 13 de janeiro deste ano, a Lei nº 4371/2014, que determina a instalação de biombos ou painéis de material opaco entre os caixas e os clientes, entrou em vigor na última sexta-feira (13). “Infelizmente, visitei algumas instituições bancárias e financeiras e não encontrei em nenhum lugar as estruturas que a norma exige”, destacou.

De acordo com a Lei nº 4371/2014, os biombos devem ter no mínimo 1,80 metro de altura e devem ser colocados no espaço entre os caixas de atendimento e os clientes que aguardam na fila de espera, de forma impedir a visualização e o contato entre eles. “É um meio de proteger a intimidade do cidadão e, sobretudo, coibir o golpe conhecido como saidinha, que ocorre quando o ladrão fica do lado de fora do banco, aguardando a saída do cliente. Normalmente, Nesses casos, o assaltante é informado por alguém que está dentro da agência e vê quem está saindo com alguma quantia de dinheiro”, lembrou Homero.

Buscando compreender a demora no cumprimento da legislação, o parlamentar apresentou um pedido de informação ao Executivo, em que questiona se a lei está sendo fiscalizada e, em caso negativo, por que razão. “Fizemos um esforço enorme no ano passado para elaborarmos e aprovarmos essa lei, que foi pedida e, posteriormente, muito elogiada pela comunidade. Não podemos agora simplesmente deixá-la de lado”, finalizou.