Saúde e segurança são temas defendidos na Tribuna Popular

A Tribuna Popular da sessão ordinária desta semana, 18 de maio, foi ocupada por representantes de entidades ligadas ao combate da AIDS e à defesa dos vigilantes de Cachoeira do Sul.
 
O primeiro a utilizar o espaço foi o aluno do CEAP (Centro de Educação e Assessoramento Popular) e membro da Comissão DST-Aids de Cachoeira do Sul, Genésio Pereira Prado, que destacou a importância de realizar ações para combater o HIV na cidade.  “Hoje, Cachoeira do Sul é o 7º no ranking do Rio Grande do Sul e o 15º no Brasil em casos de pessoas registradas com HIV positivo. Precisamos agir rapidamente, pois amanhã ou depois a AIDS pode bater na porta de algum de nós ou de da nossa família”, disse.
 
Dentre as atividades, Genésio destacou as campanhas de incentivo ao teste preventivo e a vigília aos mortos pelo HIV. “Precisamos urgentemente fazer com que o serviço esteja a contento. Infelizmente, atualmente há muita rotatividade de funcionários, não criando, assim, vínculo necessário com o paciente, e há falta de recursos para a assistência desses. Por isso, me coloco à disposição da Casa para realizar ações nesse sentido”, finalizou.
 
O segundo a falar na Tribuna Popular foi o diretor do Sindicato dos Vigilantes de Cachoeira do Sul, Nilton Machado Nels. Segundo o representante da categoria, a cidade possui 150 vigilantes atuando em bancos, empresas e órgãos públicos. “A vigilância patrimonial é uma das únicas atividades legalizadas pela Polícia Federal. Para atuar nesse ramo é necessário realizar um curso de formação e fazer reciclagem a cada dois anos”, explicou.
 
Nels aproveitou o espaço para cobrar fiscalização de empresas clandestinas que não são legalizadas pela PF e, mesmo assim, segundo ele, são contratadas pela Prefeitura para realizar a segurança de eventos. “Mas na hora que der problema, quem vai se responsabilizar? Cachoeira do Sul tem um potencial muito grande para a área de vigilância, mas precisa se organizar. Por isso, estamos aqui nos disponibilizando para a realização de um trabalho conjunto nesse sentido”.