Vereadores estão preocupados com a Barragem do Capané

Após o desastre ocorrido no município de Mariana, em Minas Gerais, onde houve o rompimento de uma barragem, os vereadores Cleber Cardoso (PDT) e Itamar Luz (PT) estão preocupados com uma estrutura semelhante em Cachoeira do Sul: a Barragem do Capané. Sendo a maior de Cachoeira do Sul e uma das maiores do Rio Grande do Sul, a barragem pertence ao Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e armazena água suficiente para irrigar milhares de hectares de lavouras.  “Será que alguém é responsável por fiscalizar e vistoriar essa enorme estrutura? Será que não podemos passar por algo parecido aqui na nossa cidade?”, questionou Itamar. “Os moradores das proximidades estão preocupados, principalmente quando ocorrem fortes chuvas. Afinal, é conhecido que a barragem possui alguns problemas”, acrescentou Cleber.

Buscando os esclarecimentos, o vereador Cleber Cardoso apresentou, na sessão ordinária desta semana, um pedido de informações ao IRGA. No documento, o parlamentar questiona se há previsão de reforma da estrutura, qual a quantidade de metros cúbicos que está em operação e se existe algum plano de emergência caso algum desastre aconteça. “Queremos saber as comunidades próximas serão avisadas em casos rompimento ou deslizamento, por exemplo”, disse.