Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2015 / Câmara destaca Semana da Pátria em sessão solene

Câmara destaca Semana da Pátria em sessão solene

A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul realizou, nesta quinta-feira (3), a sessão solene em homenagem à Semana da Pátria. Com a presença de autoridades civis e militares, a solenidade marcou as comemorações referentes aos 193 anos de independência do Brasil.

Confirma abaixo o destaque dos pronunciamentos dos vereadores:

Vereador Daniel Tarasconi (PMDB):“A independência em nosso país não ocorreu da noite para o dia. Também não foi obra de uma só pessoa, nem de uma só época. Foi o resultado de acontecimentos que envolveram personagens de brio, que se transformaram em agentes da libertação de um colonialismo que nos era imposto por Portugal. Nos dias de hoje, esperamos que também consigamos formar novos líderes nos poderes, para que realmente façam a diferença para a construção de uma nação desenvolvida”.

Vereador Luiz Zimmer (PSB): “Em sete de setembro de 1822, segundo conta a história, nosso país se tornou livre. Mas será que podemos dizer que somos realmente livres? Será que um país onde as pessoas têm se cercar com grades para garantir a preservação de seus bens, onde não podem escolher seus representantes sem receber ameaças de perda de benefícios, onde os governantes tomam decisões que afetam diretamente a vida da população sem consultá-la, onde há destruição de bens e plantações e nada acontece aos criminosos pode ser considerado livre?”

Vereador Frankini (PT):“Vivemos hoje o maior movimento de ascensão social no país combinado com o maior volume de investimentos da história do Brasil em políticas sociais e obras de infraestrutura. Mas enquanto continuarmos a achar que o dia 7 de setembro é só mais um feriado, estaremos adiando a nossa verdadeira independência, que está acima das questões econômicas, políticas e sociais. Refiro-me à independência moral, aquela que nos coloca à frente das questões que nos afligem, de uma forma explícita e que só conseguiremos alcançar se tivermos uma postura ética e determinada em relação aos problemas brasileiros”.

Vereador Homero Tatsch (PSDB):“Sei que este momento é de homenagens, mas o momento é também de muita preocupação com o Brasil que hoje temos. Há um ano tínhamos a necessidade de mudança. O resultado, porém, nos condena a mais quatro anos de tropeços, vergonha internacional, descrença nos Poderes. Sim eu sei, hoje é noite de homenagens. Mas não temos o que homenagear a não ser o ente que nos mantem unidos, e hoje em uma grande parte da população a certeza de que temos que mudar. Temos um povo que é ordeiro, que trabalha quando é chamado, e é a este que faço a minha homenagem, e por ele mantenho a esperança de que nos próximos anos possamos estar aqui de peito estufado, orgulhosos deste gigante chamado Brasil”.

Vereador Augusto Cesar (PP):“O que significa afinal amor à pátria? Será que nós damos nossa vida pelo Brasil? Eu diria que sim. Ainda que não estejamos em campos de batalha, e ainda bem que não precisamos defender nossa terra com armas em punho, todos nós estamos lutando pela nossa pátria. Todos os dias, trabalhamos pela crença em um país realmente livre, pujante, desenvolvido, justo. A gente nutre esse amor pelo Brasil, e muitas vezes temos decepção, mas nunca com o nosso país, e sim com quem o governa. Lutando por nossos direitos, civis, políticos, sociais, estamos defendendo nossa pátria. Votando temos a arma mais poderosa para defender o Brasil, a arma mais poderosa para a liberdade do Brasil”.