Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2015 / Presidente da Câmara recebe convite para II Conferência e I Fórum da Juventude

Presidente da Câmara recebe convite para II Conferência e I Fórum da Juventude

O presidente da Câmara de Vereadores, Bombeiro Frankini (PT), recebeu, na manhã desta quarta-feira (5), os membros do Conselho da Juventude de Cachoeira do Sul, Luciana Canto, Vinícius Severo e Giulia Bordignon, que vieram entregam ao parlamentar o convite para o I Fórum Municipal da Juventude e a II Conferência Municipal da Juventude. Os eventos casados, que serão realizados no dia 14 de agosto, são organizados pelo Conselho Municipal da Juventude, órgão criado pela Câmara de Vereadores, e Coordenadoria Municipal da Juventude, vinculado ao governo municipal, e vão acontecer simultaneamente no auditório da UFSM.

De acordo com os representantes do Conselho, o Fórum e a Conferência terão como objetivo principal discutir políticas públicas voltadas para os jovens em alguns eixos principais, definidos através dos pontos do Estatuto da Juventude. São eles: direito à cidadania, participação social, política e representação juvenil, direito à educação, profissionalização, trabalho e renda, diversidade e igualdade, saúde, esporte e lazer, cultura, comunicação e liberdade de expressão, sustentabilidade, meio ambiente e território e mobilidade, e ainda segurança pública e acesso à justiça.

A ideia do evento é dividir o público, estimado em pelo menos 150 jovens, em três grupos de discussão, juventude urbana, juventude camponesa e juventude universitária. A ideia é que integrantes da Coordenadoria e do Conselho atuem como facilitadores para as discussões em cada um desses grupos, promovendo o debate para que sejam estabelecidas as prioridades nas políticas públicas dos jovens cachoeirenses.

DISCUSSÃO

Estão definidos dois painelistas para o evento, a presidente do Conselho Estadual de Juventude, Rossana Prux, que falará sobre os avanços das políticas da juventude, e Maister da Silva, integrante do Levante Popular da Juventude e do Conselho Estadual. Após os debates, todos os jovens que tiverem interesse poderão participar da Conferência Estadual da Juventude como delegados, que acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, na capital gaúcha. Para isso, estão sendo buscadas parcerias para viabilizar o transporte dos jovens ao evento.

IMPORTANTE

O evento terá abertura a partir das 8h com credenciamento e se estende até o meio-dia. Como é esperada uma participação de jovens do meio rural, a administração municipal viabilizou junto à UFSM 30 almoços ao preço de R$ 2,50 para estes jovens. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais fará uma reunião com os jovens do interior para definir como será o transporte ao evento. Durante a tarde, acontecem a apresentação dos relatórios dos debates dos grupos, através do qual será feito o relatório final a ser encaminhado para a Conferência Estadual. Ainda serão confirmadas atrações artísticas locais para momentos de acolhida no evento.

O NÚMERO

Conforme os dados do IBGE, Cachoeira do Sul possui hoje 18.957 cidadãos na idade de 15 a 29 anos. Se forem considerados jovens os cidadãos até os 34 anos, o número sobe para pouco mais de 24 mil cidadãos.