Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência é instalada na Câmara

Cachoeira do Sul agora conta com uma Frente Parlamentar que vai buscar garantir os direitos e lutar por uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. Criada por requerimento de autoria do vereador Luis Paixão (PP), o seu ato de instalação foi realizado nesta segunda-feira (4) e contou com a participação de representantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dose Excepcionais), da AFAD (Associação dos Familiares e Amigos do Down), da APODEF (Associação dos Portadores de Deficiência Física), de pessoas que atuam em prol dos autistas e do presidente do Legisltivo, vereador Bombeiro Frankini (PT).

Segundo Paixão, a ideia de criação da Frente surgiu em razão das recorrentes manifestações das entidades na Câmara de Vereadores. O grupo, que incialmente focaria os trabalhos apenas nas crianças, teve sua nomenclatura modificada. “Será agora a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, porque nossa ideia não é excluir e sim auxiliar ao máximo àqueles que necessitam de ajuda”, explicou Paixão.

Para o vereador Homero Tatsch (PSDB), o propósito de se organizar uma Frente Parlamentar é criar uma equipe que esteja atualizada e apta para atuar em questões específicas sobre o tema. “É uma forma de evitar que se saia correndo para buscar uma solução toda vez que houver alguma demanda nessa área. Esse grupo vai estar antenado do que precisa ser feito”.

O vereador Vinicius Cornelli (PT), por sua vez, destacou as ações que a Frente deverá tomar. “Muito se tem discutido qual será o nosso papel na causa das pessoas com deficiência. Será que a Frente Parlamentar deve fazer o trabalho que as entidades já fazem? Não, a Frente é uma comissão representativa do Legislativo que vai, sobretudo, fortalecer as ações das entidades que já fazem esse trabalho. Isso será feito através de ações conjuntas, em que as entidades indicarão as demandas e nós buscaremos meios para auxiliá-las”, afirmou.

Os representantes das entidades que atual em prol das pessoas com deficiência aprovaram a iniciativa. “Para nós hoje é gratificante estar participando desse momento. Vemos aqui parlamentares de diferentes bancadas se unindo a uma causa pela qual nós da AFAD lutamos há mais de duas décadas em Cachoeira do Sul. Estamos muito felizes e antecipo que a nossa entidade está de portas abertas para a Frente Parlamentar e para todos os vereadores dessa Casa”, disse a presidente da AFAD, Michele dos Santos. “Esse grupo vai nos dar mais força em nosso trabalho e isso é muito importante, pois muitas vezes somos solitários naquilo que realizamos”, acrescentou Elisete Flores, da APAE. “Agora eu tenho um alento para os pais que vêm me procurar. Finalmente posso dizer que eles não precisam se sentir sós, porque eu também não me sinto mais só. Agora nós temos onde nos apoiar”, ressaltou Miriane Stavie Nunes, que auxilia pais de crianças autistas.

Presidência e secretariado

Compõem a Frente Parlamentar os vereadores Luis Paixão (PP), Homero Tatsch (PSDB), Luiz Zimmer (PSB), Marcelo Martins (PP) e Vinicius Cornelli (PT). Em razão da ausência de Zimmer no ato de instalação, a eleição de presidente e secretário foi adiada para a primeira reunião do grupo. “Independentemente dessas escolhas, o certo é que já temos bastante trabalho pela frente. E esse trabalho começa agora”, destacou Paixão.