Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2015 / Tarasconi sugere criação de coordenadoria para idosos

Tarasconi sugere criação de coordenadoria para idosos

A exemplo das já existentes coordenadorias da juventude, igualdade racial e da mulher, órgãos vinculados no atual governo ao gabinete do vice-prefeito, o vereador Daniel Tarasconi (PMDB) quer que os idosos também sejam contemplados com um setor próprio dentro do Poder Executivo.

Há exatamente um ano, o parlamentar enviou indicação à Prefeitura para que constituísse o órgão. Como desde então nada foi feito, Tarasconi remeteu ao prefeito Neiron Viegas uma sugestão de projeto de lei que deve partir do Executivo, para que seja criado o departamento exclusivo para assessorar, assistir, apoiar, articular, criar e acompanhar ações, programas e projetos voltados para a população residente no município acima de 60 anos de idade.

Competências – De acordo com o texto da indicação enviada pelo peemedebista, a futura Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para os Idosos ficaria responsável pela elaboração, gerenciamento, acompanhamento e execução de programas em conjunto com outras secretarias e órgãos da Prefeitura, visando a promoção desta parcela da comunidade cachoeirense. O vereador acredita que, através desta coordenadoria, poderá ser feita com mais eficácia a articulação de parcerias com entidades da sociedade civil, com as diversas organizações da terceira idade e segmentos da sociedade como parceiros para a construção e implementação das políticas públicas do idoso. Tarasconi destaca também a necessidade de dotação orçamentária própria para funcionamento da coordenadoria, que inicialmente utilizaria recursos do gabinete do prefeito e teria um coordenador, com auxílio de dois adjuntos.

Índices de longevidade estão crescendo

Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, que foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a tendência de envelhecimento do país é cada vez maior. A população brasileira, estimada em 201,5 milhões de pessoas, está vendo diminuir o número de crianças e aumentar o de idosos. O estudo do IBGE investiga dados sobre população, migração, educação, trabalho, famílias, domicílios e rendimento. Foram ouvidas 362.555 pessoas em 1.100 municípios. De acordo com a pesquisa, o número de pessoas no Brasil acima de 60 anos continua crescendo: de 12,6% da população, em 2012, passou para 13% em 2013. Já são 26,1 milhões de idosos no país. A região com mais idosos ainda é a Sul, onde eles chegaram a 14,4% do total. “Precisamos ter cada vez mais zelo pelas pessoas que vieram antes de nós e tanto nos ensinaram. Como político, tenho o desejo de colaborar para a melhoria de vida dos idosos e agora a Prefeitura precisa fazer a sua parte”, afirma Tarasconi.

Saiba Mais

A partir de 1970, as taxas de natalidade diminuíram gradativamente no país. Com a diminuição das taxas de natalidade, a população foi envelhecendo aos poucos. De acordo com estimativas elaboradas e divulgadas pelo IBGE, o número de idosos deverá aumentar. Por volta do ano de 2050, haverá, no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças. O estudo divulgou ainda que no ano de 2050 a população brasileira será de aproximadamente 215 milhões de habitantes.

Uma tendência mundial, que também serve para o Brasil, é o chamado “crescimento zero”. Segundo estimativas, em torno do ano de 2039, a população brasileira deverá estabilizar o seu crescimento. Isso significa que a população do país irá parar de crescer, ocasionando uma queda na população absoluta.

Outro fator que permite o envelhecimento da população é o aumento na expectativa de vida dos brasileiros, hoje de 72,78 anos. Essa média não se irá estabilizar, pois no ano de 2050 a expectativa de vida subirá para 81,29 anos, igualando a de países de elevado Índice de Desenvolvimento Humano, como Islândia (81 anos) e Japão (82).