Relatório final Conferência e Fórum da Juventude

Conselho Municipal da Juventude, órgão vinculado à Câmara de Vereadores, e a Coordenadoria Municipal da Juventude o promoveram, nesta sexta-feira (14), a II Conferência da Juventude e I Fórum Municipal da Juventude. Os eventos tiveram como objetivo ouvir os jovens acerca de propostas que possam ser abraçadas pelo poder público e pela sociedade civil, através de entidades e movimentos sociais, que possam contribuir para a garantia de direitos da juventude e seu crescimento e formação nas mais diversas áreas, conforme itens do Estatuto da Juventude.
 
A partir das discussões nas quais participaram cerca de 100 jovens urbanos e do meio rural, foram definidas propostas em três diferentes áreas, que estão agora contempladas neste relatório. São desejos da juventude cachoeirense as pautas a seguir:
 
1
Reativação da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas, com iniciativa partindo dos jovens na sua organização, bem como na criação de novos grêmios estudantis, fortalecimento de novos e diretórios centrais estudantis e diretórios acadêmicos
2
Criação de cursinhos populares: pré-Enem
3
Grupos de debates, drogas, debates de gênero e participação política – através do programa Estação Juventude e grêmios estudantis
4
Formação de comitê contra redução da maioridade penal e contra extermínio da juventude negra
5
Distribuição e discussão do Estatuto da Juventude nas escolas, fabricação de material informativo acerca das atividades voltadas aos jovens.
6
Criação de grupos culturais, ocupação de praças e parques como espaços de cultura e lazer, bem como buscar sua qualificação.
7
Qualificação dos professores voltada aos anseios da juventude
8
Discussão através de fóruns consultivos com entidades representativas de jovens acerca de cursos profissionalizantes a serem oferecidos através de programas como Pronatec.
9
Fomento de diversos tipos de esportes nas redes de ensino do município
10
Transversalidade das políticas públicas voltadas à juventude, criando uma interação entre secretarias municipais com a Coordenadoria da Juventude, programa Estação Juventude e Conselho Municipal da Juventude.
11
Qualificação do ensino a distância, pensando esse modelo de educação e suas características, como dificuldades de acesso aos diretórios acadêmicos e com relação à falta de materiais de pesquisa nas sedes das universidades.
12
Regulamentação do ensino privado, para que o ensino superior não seja encarado como mercadoria.
13
Priorizar o retorno do pagamento do Passe Livre, que é lei do Estado;
14
Criação de uma Fundação para a Universidade Estadual.
15
Buscar a realização de um encontro municipal de estudantes universitários, que contem com minifóruns com intuito a pensar as diferentes modalidades de ensino no município e diferentes universidades. Encontros devem proporcionar também debates sociais que combatam as opressões por raça/etnia, promovam debates sobre cotas raciais, gênero, diversidade sexual e minorias;
16
Luta por política pública que auxilie a permanência dos estudantes vindos de outros estados. Que o programa Estação Juventude funcione como local de acolhimento e encaminhamento de informações, e fomentador de políticas públicas que possa congregar os estudantes do todas as universidades locais.
17
Disponibilidade de ensino médio e técnico nas escolas situadas no campo e que estas tenham currículos adaptados à realidade rural, contribuindo à permanência do jovem no campo. Que estas escolas rurais contem com laboratórios de informática e acesso à internet.
18
Disponibilização de transporte escolar para acesso a ensino técnico e superior no meio rural.
 
19
A ampliação, incentivo e financiamento governamental das Escolas de Educação do Campo que utilizam a pedagogia da alternância, como as Escolas Família Agrícola (EFAs), Casas Familiares Rurais (CFRs) e outras, e a implantação imediata das diretrizes básicas da educação do campo, adequando o currículo das escolas formais do meio rural a realidade vivida no campo;
20
Que a educação ambiental esteja presente como componente curricular mostrando os perigos da produção com agroquímicos e as vantagens da produção agroecológica e orgânica.
21
Buscar políticas que financiem a construção de espaços para práticas esportivas principalmente nas escolas rurais, onde a existência desses espaços é menor, assim como a disponibilidade de profissionais que possam fomentar esportes nestes espaços.
22
Garantir que empresas de telefonia e internet disponibilizem sinal de qualidade em todos os espaços rurais.
23
Criar políticas de custeio para ampliação e melhoria do acesso à internet no meio rural
24
Disponibilizar atendimento médico diário nas comunidades rurais, principalmente nas comunidades distantes do meio urbano.
25
Município buscar parceria para promover um posto móvel com especialistas para circular nas comunidades rurais.
26
Melhorias na saúde com a construção de postos de saúde nas comunidades que ainda não têm, e melhorias na estrutura e funcionamento nas que tem.
27
Poder público manter as estradas em condições com patrolamento e principalmente cascalhamento e buscar formas de pavimentação das mais circuladas.
28
Poder público buscar por empresas que propiciem transporte diário para todas as comunidades rurais com horários adequados.
29
Criar um fundo específico para que as políticas de crédito fundiário e 1ª terra aconteçam.
30
Ter política municipal específica de assistência técnica, fazendo parcerias com entidades de assistência técnica e escolas técnicas.
31      
Realizar a Reforma Agrária e Limitar a quantidade de terra para que todos tenham acesso.
32
Investimentos em infraestrutura, estradas, escolas, postos de distribuição e logística no campo.
33
Inclusão e valorização da cultura e saber dos povos tradicionais, como indígenas, quilombolas e outros...
34
Campanha de conscientização para o acondicionamento correto dos resíduos.
35
Proibição do uso de avião na pulverização agrícola, redução no uso de produtos químicos nas lavouras e incentivo à produção orgânica.
36
Campanha nas escolas para a redução do desmatamento.
37
Políticas de incentivo tecnológico à produção orgânica, agroecológica e com controle e redução na utilização de agrotóxicos nas produções convencionais.
38
Limitar o acesso das corporações multinacionais nas pesquisas em universidades públicas, exigindo pesquisas para sustentabilidade dos sistema agrícola.
39
Levar a prática do Campo ao meio urbano, divulgando e valorizando o meio rural e a profissão de agricultor\a;
40 Incentivo a outras atividades profissionais no campo, como comércio
41
Aumentar a segurança no meio rural com aporte de tecnologias e patrulhas agrícolas regionalizadas;
42
Incentivo, através de informativos, palestras e outros, para qualificar a relação de jovens e pais
43
Políticas públicas específicas para juventude com garantia de trabalho e renda;