Câmara nas Escolas estimula debate político no Colégio Marista Roque

Na presença de cerca de cem estudantes da sétima e oitava série do Colégio Marista Roque, a Câmara de Vereadores realizou, nesta quarta-feira (25), a primeira da primeira edição do projeto Câmara nas Escolas deste ano. A atividade visa aprimorar o conhecimento dos alunos sobre o trabalho, a estrutura e as funções do Legislativo municipal.

O evento teve início com o vídeo institucional da Câmara, seguido pelas manifestações do presidente, vereador Frankini (PT), e dos vereadores Luis Paixão (PP), Marcelo Figueiró (PMDB), Paulão Trevisan (PDT) e Jeremias Madeira (PSB), que falaram sobre a importância do estudo e conhecimento e, também, da participação dos jovens na vida política. “Estamos aqui não só para explicar, mas, sobretudo, para ouvir o que vocês têm a dizer, suas dúvidas e opiniões” destacou o presidente, vereador Frankini.

Na sequência, o diretor da Casa, Roger Zahn, apresentou algumas noções de direito municipal, explicou as funções administrativa, legislativa, fiscalizadora e julgadora do Legislativo e falou sobre os diversos mecanismos de participação popular que o Parlamento cachoeirense têm, como os projetos Fala Comunidade e Fala Interior, Conselho da Cidade, Câmara Estudantil, Câmara de Convergência e Tribuna Popular. Para facilitar o entendimento dos alunos, também foi distribuído o gibi que a Câmara produziu no final de 2014, que explica de forma simples e didática o funcionamento do Legislativo.

Câmara Estudantil

O estudante Eduardo Porto Santos, representante do Colégio Roque na última edição do Câmara Estudantil,  que consiste em uma simulação do trabalho do vereador, destacou a importância de compreender a atuação do parlamentar. “Muitas vezes acabamos culpamos os vereadores quando uma coisa que queríamos não acontece ou não dá certo. Depois de participar do projeto, conheci a real função dos vereadores, que não é consertar ruas, como muita gente pensa, mas procurar a melhoria do município por meio de outras ações, como a verificação dos problemas e a busca da solução desses com os responsáveis, por exemplo”, disse.

Perguntas

Ao final das palestras, diversos alunos levantaram a mão para fazer perguntas aos vereadores. Foram debatidos assuntos relativos a atividades dos vereadores, saúde pública, remuneração de agentes políticos, valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, educação, desvalorização dos professores e corrupção na política. “O evento foi muito bom, com a participação intensa dos alunos. Foram quase duas horas de conversa e, ainda assim, não conseguimos ouvir todas as perguntas. Isso mostra a efervescência  dessa geração e nos mostra que estamos indo no caminho certo”, destacou o presidente Frankini.

Opinião

O diretor do Colégio, David Hatsek, elogiou a iniciativa da Câmara de Vereadores. “Foi, sem dúvida, um período muito instrutivo para todos nós. Como é bom quando vocês saem do Palácio Legislativo e vêm ao encontro da comunidade”, disse. A representante da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do RS, Lorena Gomes Garcez, que veio a Cachoeira do Sul conhecer o Câmara nas Escolas, também enalteceu a atividade. “É um projeto fantástico e muito corajoso. Vimos que os jovens estão cheios de perguntas e esse projeto vem justamente nesse sentido de conversar com esses adolescentes”, afirmou.